Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Em exposição na Câmara, raio-x vira arte


Por Redação GMC Publicado 17/04/2019 às 20h29 Atualizado 21/02/2023 às 04h43
 Tempo de leitura estimado: 00:00

“Sonhar e Imaginar” é o título da exposição artística de José Antonio Firmino, que está aberta para visitação no hall da Câmara de Maringá até 17 de maio. São 13 quadros criados sobre chapas de raio-x, cujo azul profundo foi transformado com tinta acrílica, pastel e guache.

“A ideia é justamente incentivar o observador a ‘sonhar e imaginar’ a partir daquela mistura de azuis, cinza e branco. É como se estivéssemos olhando para o céu ou simplesmente fazendo uma leitura dos nossos dias”, comenta Firmino.

Os quadros, para o artista, podem traduzir o nosso dia a dia. “Às vezes, vivemos um dia bom, iluminado, em que o céu é azul anil. Outros dias, a vida nos parece cinza, triste e borrada. Mas, para equilibrar as energias, em determinadas ocasiões, nos encontramos distraídos em pensamentos variados como se estivéssemos olhando as nuvens e encontrando diferentes objetos e animais a cada formação.”

Firmino é paulista de nascimento, mas escolheu Maringá para viver, desde 1986, em razão da tranquilidade para viver e criar os filhos. Ingressou no mundo das artes aos 18 anos e já expôs seus trabalhos em bienais internacionais de arte, salões de arte e galerias mundo afora.

Perto dos 65 anos de idade, sua opção pela transformação de materiais em obras de arte é mais atual do que nunca.

“O significado de lixo é muito relativo. Para mim, quase tudo pode ser reaproveitado de alguma forma. Tenho uma ideia e saio em busca da matéria-prima. Outras vezes, ocorre o contrário: tenho materiais e busco uma ideia adequada a eles”, comenta ele, que, recentemente, encerrou uma exposição na cidade com sobras de lixa de construção servindo de base para sua inspiração.

Conheça

Os interessados em conhecer a produção de José Antônio Firmino podem procurá-lo no Facebook por A.Firmino e entrar em contato por e-mail: jafirmino@gmail.com.

Os interessados em apresentar seus trabalhos artísticos na Câmara Municipal de Maringá devem entrar em contato com a Escola Legislativa pelo telefone: (44) 3027-4148.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação