Entidades comentam abertura do comércio na véspera do Dia dos Pais


Por Luciana Peña/CBN Maringá
Imagem Ilustrativa | Foto: Geraldo Bubniak/Agência Estadual de Notícias

O decreto publicado nesta terça-feira em Maringá ampliou os horários de funcionamento do comércio de rua durante a semana. Hoje as lojas de rua abrem às 10h e fecham às 16h.

A partir de amanhã elas poderão fechar mais tarde: às 18h. Mas continuam autorizadas a abrir só às 10h. Os shoppings centers também ganharam mais tempo para atender o consumidor. Das 11h às 22h. Hoje eles abrem de 11h às 20h.

Mas tanto as lojas de rua quanto os shoppings vão continuar a funcionar de segunda a sexta-feira. A exceção será para o próximo sábado, 8 de agosto, véspera do Dia dos Pais. Nesse dia, as lojas de rua poderão abrir das 10h às 18h e os shoppings das 11h às 22h.

O presidente do sindicato que representa os shoppings centers, Max Silvestrelli, diz que a luta agora é pela retomada dos sábados. Os domingos ficariam para depois de uma vacina.

“Melhorou bastante a nossa situação e nós agradecemos muito à Prefeitura (pela decisão). Na nossa opinião, mesmo que tardiamente, é um passo extremamente importante, aja vista que o nosso setor, junto ao de eventos, foram os que mais sentiram os impactos da pandemia e ainda não retornaram à normalidade. Pretendemos, com essa volta parcial da normalidade, que consigamos um acréscimo de 25% das nossas vendas, para chegar próximo à normalidade. […] Continuaremos lutando para que a Prefeitura nos conceda os sábados, não somente no Dia dos Pais”, afirmou.

O presidente do Sivamar, que representa o comércio varejista, Ali Wardani, diz que o decreto veio em boa hora e que a categoria ficou satisfeita com as novas determinações. Para ele, o aumento em 10 horas semanais de trabalho vai dar maior liberdade e conforto ao cliente.

Wardani também faz um apelo aos comerciários que têm carro: que ofereçam carona aos colegas para evitar lotação em transporte público.

“Os comerciários que utilizem carro, dêem carona ao vizinho, para evitarmos problemas, para não haver lotação em certos lugares e se locomover com mais rapidez, sem excesso de tráfego. […] Nós esperamos que, nas próximas semanas, a pandemia possa abaixar os índices para voltarmos a trabalhar aos sábados”, declarou.

Os prestadores de serviço poderão funcionar das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Salões de beleza e barbearias, das 9h às 19h, de segunda a sábado.

Os bares, restaurantes e similares podem funcionar de segunda a domingo das 8h às 22h.

O diretor da Abrasel, associação que representa o segmento, Rafael Cecato, diz que os empresários esperam agora recuperar caixa para pagar as contas.

Eventos com até 30 pessoas serão liberados a partir do dia 17 deste mês. Serão reuniões, celebrações e comemorações que durem no máximo três horas consecutivas. Estes eventos de baixo risco estarão liberados de segunda a domingo das 8h às 22h.

O uso de máscara é obrigatório. Nos salões, as mesas devem ter distância de dois metros, um metro de uma cadeira a outra e cada mesa deve ter no máximo seis pessoas.

Recomenda-se que idosos e menores de 12 anos não participem destes eventos.

A partir do próximo dia 10, os clubes sociais e associações recreativas poderão utilizar salões de festa e academias de ginástica, obedecendo as normas para reuniões com até 30 pessoas.

A prefeitura diz que as regras puderam ser flexibilizadas porque a matriz de risco caiu de alta para moderada e o número de leitos exclusivos para pacientes com Covid-19 aumentou de 55 para 80.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Precisa sair de casa? Use Máscara. Clique aqui e saiba por que ela é importante.

Sair da versão mobile