Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Abaixo-assinado contra fogos ‘barulhentos’ tem 34 mil assinaturas


Por Letícia Tristão, com informações de Luciana Peña Publicado 30/10/2018 às 21h08 Atualizado 18/02/2023 às 19h21
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Um abaixo-assinado online já tem mais de 34 mil assinaturas contra o uso de fogos de artifício com barulho em Maringá. A iniciativa é do vereador Flávio Mantovani (PPS), que já tem um projeto de lei tramitando na Câmara sobre o assunto.

“Todo final de ano os shows com fogos de artifício são lindos de se ver. Mas você já presenciou um animal se esconder de medo ou fugir apavorado pelas ruas correndo o risco de ser atropelado ou de se perder pela cidade? Ainda temos os doentes hospitalizados, crianças com deficiência, idosos, crianças de colo e muitas outras pessoas que sofrem com tais barulhos”, diz o abaixo assinado.

O objetivo do abaixo-assinado é fazer o poder público adquirir somente fogos sem ruídos. Em entrevista à rádio CBN Maringá, o vereador disse que o apoio popular é importante para mostrar o desejo da sociedade. 

Mantovani ressaltou que a ideia não é proibir o uso de fogos de artifício. “Show de fogos luminosos e bonitos, com música de fundo e a festa segue. A explosão e o barulho em si não agradam ninguém”, diz.

Audiência pública

Segundo o vereador, o projeto já seguiu todos os trâmites e só falta entrar em votação. Mas por ser um tema polêmico, foi decidido realizar uma audiência pública para debater o tema.

A audiência será realizada no dia 7, na Câmara Municipal de Maringá.

De acordo com o vereador, a audiência pública vai ouvir a população, afetada ou não pelo barulho. “Cuidadores e familiares de idosos, crianças, animais… Até onde vai o direito de alguém soltar rojão ou bomba? O direito dele é maior do que a de um hospital com doentes? Maior do que a de uma mãe com um criança recém-nascida ou especial?”, diz.

Ainda segundo Mantovani, o site tem um limite específico de assinaturas mas quem não tem relação direta com a Lei que será votada.

Acesse a página do abaixo-assinado.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação