Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

02 de julho de 2024

Maringá: Câmara aprova Dia dos Colecionadores, Atiradores Desportivos e Caçadores


Por Redação GMC Publicado 29/09/2022 às 23h34 Atualizado 20/10/2022 às 19h53
Ouvir: 00:00
Foto: CMM.

O plenário da Câmara Municipal de Maringá aprovou na sessão ordinária desta quinta-feira, 29, em primeira discussão, por 13 votos, o substitutivo ao projeto de lei 16.346/2022, de autoria dos vereadores Mário Hossokawa e Paulo Biazon, que institui o Dia Municipal dos Colecionadores, Atiradores Desportivos e Caçadores – CACs. A proposta é celebrá-lo, anualmente, no dia 3 de agosto, integrando o Calendário Oficial do Município.

Para os efeitos legais, considera-se:

  • Colecionador: a pessoa física ou jurídica registrada no Exército Brasileiro com a finalidade de adquirir, reunir, manter sob sua guarda e conservar Produtos Controlados pelo Exército – PCE de forma a ter uma coleção que ressalte as características históricas desses produtos e a sua evolução tecnológica;
  • Atirador desportivo: a pessoa física registrada no Exército Brasileiro e que pratica, habitualmente, o tiro como esporte em uma entidade de tiro registrada no Exército Brasileiro;
  • Caçador: a pessoa física registrada no Exército Brasileiro, vinculada a uma entidade ligada à caça ou ao tiro desportivo, e que realiza o abate de espécies da fauna exótica conforme normas do IBAMA.

Na data instituída por este projeto de lei, poderão ser promovidas atividades voltadas a dar visibilidade aos CACs. Fica reconhecida, ainda, a prática de tiro exercida pelos CACs como uma modalidade esportiva segura e de extrema relevância e que exige responsabilidade por parte do participante.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação