Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

01 de julho de 2024

Maringá e região assinam compromisso para colocar em prática ações sustentáveis


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 08/11/2021 às 16h43 Atualizado 20/10/2022 às 22h07
Ouvir: 00:00
Foto: Luciana Peña/CBN Maringá

Para ser uma cidade sustentável é preciso percorrer um longo caminho. E o planeta tem pressa. No Paraná, Maringá e região já deram a largada.

O primeiro passo foi a assinatura de uma Carta Compromisso. A partir de agora as 30 cidades da região da Amusep estão comprometidas em se tornar cidades sustentáveis, diz o prefeito Ulisses Maia.

“O Paraná assinou esse compromisso com a ONU, para a implementação das estratégias dos ODSs. No Paraná, Maringá e a região da Amusep foram os primeiros municípios a assinar esse compromisso. A partir de agora, de forma institucionalizada, cada equipe de cada município precisa estar preparada e identificada com os ODSs. Pensando nisso, nós faremos uma cidade mais sustentável ambientalmente e com mais qualidade de vida”, disse.

  • Clique aqui e receba as notícias do GMC Online no seu Whatsapp.

E como ser sustentável não é apenas cuidar do meio ambiente, mas sim implantar conceitos e atitudes sustentáveis em todas as áreas, fica a pergunta: como fazer?

Até mesmo para as pequenas prefeituras, com estruturas enxutas, não vai faltar ajuda.

O Programa Cidades Sustentáveis, ONG com reconhecimento internacional, irá colaborar com a capacitação dos agentes públicos.

A coordenadora do Programa, Zuleica Goulart, diz que uma plataforma criada pelo Cidades Sustentáveis, tem tudo o que os prefeitos precisam. “É uma plataforma online e gratuita, construída em parceria com diversas organizações, que iremos oferecer ferramentas e metodologias na parte de planejamento urbano integrado, tudo para potencializar e apoiar os municípios”, afirmou.

A plataforma integra módulos de Planejamento Urbano Integrado, Colaborações do Setor Privado e da Academia, Financiamento e Gestão Orçamentária e Participação Cidadã.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação