Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Moradores se oferecem para fazer compras para idosos e grupos de risco


Por Lethícia Conegero e Matheus Hernandes Publicado 20/03/2020 às 14h15 Atualizado 23/02/2023 às 17h09
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Isolamento e união. Palavras com significados opostos, mas que caminham juntas em tempos de pandemia de Covid-19, o novo coronavírus. A população foi orientada a evitar ao máximo sair de casa para prevenir a contaminação, principalmente os idosos e pessoas com doenças crônicas. E diante deste cenário, surgiram diversas ações de solidariedade em Maringá. Moradores estão se oferecendo para fazer compras para essas pessoas, que fazem parte do grupo de risco.

Como a Carla Rocha, de 33 anos, que nesta quinta-feira, 19, publicou um recado em suas redes sociais se colocando à disposição para ajudar. Leia:

“Boa noite, moro em Maringá, e se você tem mais de 60 anos e não pode contar com sua família, eu me ofereço para ir uma vez por semana para você ao mercado, é só fazer um listinha. Não cobrarei absolutamente nada por isso, pode me chamar no meu WhasApp [número] ou no meu Facebook mesmo! Só não saia de casa, isso vai passar se todos tivermos cautela, posso buscar seus remédios na farmácia e no posto também! É só me procurar! Vamos nos ajudar!”

Natural de Fortaleza (CE), Carla mora em Maringá há cerca de três anos e trabalha como diarista, mas foi dispensada temporariamente por causa da pandemia. Segundo ela, a iniciativa veio do desejo de ajudar ao próximo.

 “Eu não tenho mais meus pais, então me senti no dever de ajudar da maneira que posso, principalmente os idosos. Sei que muitos deles moram longe da família e não tem quem ajude. Além disso, muitas pessoas me ajudaram quando cheguei em Maringá, então sinto esse desejo de retribuir”, disse em entrevista ao GMC Online. O telefone dela é o (44) 9 9773-7031.

O maringaense Sílvio Luiz, conhecido como Shil Luiz nas redes sociais, também  compartilhou mensagens se propondo a ajudar pessoas do grupo de risco a fazer compras durante o período de quarentena. Ele diz que já ajudou três pessoas desde a quinta-feira, 19.

“É o mínimo que eu poderia fazer, já que pratico esse tipo de atitude mesmo em momentos normais. Justamente na pandemia eu não deixaria de fazer”, disse Shil, que mora na Zona 7 de Maringá. Caso alguém queria entrar em contato com ele, o número é o (44) 99743-7454.

Condomínios

Alguns moradores estão realizando ações de solidariedade dentro dos condomínios em que moram, colocando bilhetes escritos à mão embaixo da porta dos vizinhos. Eles se identificam, deixam o número do apartamento e/ou telefone, e se colocam à disposição para fazer compras para quem precisa.

Já a Letícia Franco, 26 anos, e a Tayná Pugina, 23 anos, moradoras do bairro Vila Bosque, tiveram a ideia de deixar um recado na entrada do bloco do condomínio onde moram. No aviso elas dizem: “Nos colocamos à disposição para ajudar, como por exemplo ir a farmácia, ao mercado ou orientação pelo WhastApp. Aos vizinhos que tenham complicações de saúde e pertencem ao grupo de risco, estamos aqui para o que precisarem. Ninguém é uma ilha! Se cuidem”.

Letícia é supervisora pedagógica de uma instituição de ensino particular de Maringá e Tayná é educadora física e professora de natação. Ambas foram dispensadas para trabalhar em casa. Segundo Letícia, o momento trouxe a urgência de refletir sobre as relações humanas e perceber a importância de ajudar ao próximo.

“Isso que está acontecendo é algo novo para todo mundo. Pela primeira vez, pensando no outro, a gente precisa se isolar e não ter contato com o outro. E esse acontecimento nos fez refletir sobre o que é essencial e importante na nossa vida. A gente percebeu que, na correria do dia a dia, a gente acaba sendo egoísta, pensando só na gente e não se colocando no lugar do outro. E nesse momento, eu e a Tayná nos colocamos no lugar de pessoas que, ao pegar esse vírus, podem morrer. E o que a gente puder fazer para evitar que outra pessoa sofra, a gente vai fazer. Somos jovens e temos uma imunidade melhor em relação a esse vírus e podemos fazer isso por essas pessoas. É um sentimento de empatia, amor, cuidado e carinho com pessoas que a gente não conhece, mas a gente se preocupa”, afirma Letícia.

Decreto

Nesta quarta-feira, 18, a Prefeitura de Maringá publicou o decreto 445/2020, que determina o fechamento do comércio, restaurantes, bares, shoppings e outros. Permanecerão abertos apenas os estabelecimentos de serviços essenciais, como mercados, supermercados, farmácias e postos de combustíveis.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação