Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de maio de 2024

MP investiga denúncia contra dois guardas municipais de Maringá


Por Carina Bernardino/CBN Maringá Publicado 23/01/2019 às 15h24 Atualizado 19/02/2023 às 18h03
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Foi durante a audiência pública realizada pelo Observatório das Metrópoles de Maringá, no dia 21 de outubro de 2018, que um morador de rua relatou a suposta agressão sofrida durante a abordagem de guardas municipais. Após a reunião, o Observatório encaminhou os relatos ao Ministério Público de Maringá, que começou a ouvir supostas vítimas dos agentes municipais.

Ainda no fim do ano, o MP convocou os responsáveis da secretaria de Segurança Pública e Guarda Municipal para prestar esclarecimentos a cerca do trabalho prestado pelos servidores. Segundo a coordenadora do Observatório das Metrópoles, Ana Lúcia Rodrigues, as agressões teriam ocorrido na Rua Fernão Dias, no período da noite.

O secretário de Segurança Pública de Maringá, Antonio dos Anjos Padilha, diz que a Guarda Municipal não realiza abordagens noturnas e se isso de fato ocorreu, os guardas municipais podem ser punidos. Mas, até que a investigação seja concluída e a situação esclarecida, os dois profissionais suspeitos de terem agredido os moradores de rua ficarão afastados do cargo e estão atuando em outros departamentos da prefeitura.

A reportagem não conseguiu contato com o promotor do Ministério Público responsável pela investigação, mas soube que o processo está na fase inicial e que ainda não foi instaurado inquérito para apurar a denúncia. A pesquisa do Observatório das Metrópoles de Maringá apontou que em 2018, no comparativo com 2017, houve aumento de 61% da população de rua da cidade.

Em 2017 foram abordadas 222 pessoas e entrevistadas 177, 45 não responderam a pesquisa. Já em 2018 foram abordadas 357 pessoas, sendo 247 entrevistadas e outras 110 pessoas que se recusaram a participar da pesquisa.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Expoingá

Podcast GMC: Simulador de Capotamento é ferramenta para Educação no Trânsito


Servidores da Secretaria de Mobilidade Urbana de Maringá (Semob) estão na Expoingá para ensinar lições de Educação no Trânsito para…


Servidores da Secretaria de Mobilidade Urbana de Maringá (Semob) estão na Expoingá para ensinar lições de Educação no Trânsito para…