Pais que retornaram ao trabalho estão cancelando matrículas


Por Luciana Peña/CBN Maringá

A Seduc, Secretaria de Educação de Maringá, está em diálogo com os sindicatos que representam escolas particulares da cidade. Um deles, o Sinfantil, representa as escolas da educação infantil, que neste momento de isolamento social vive uma crise à parte.

Como a educação infantil de 0 a 3 anos não é obrigatória, muitas pais estão cancelando os contratos. E neste segmento não há autorização para o ensino a distância.

A presidente do Sinfantil, Michele Nicchio, diz que os pais têm ainda um argumento bem convincente para o cancelamento das matrículas: muitos já voltaram ao trabalho e não têm com quem deixar os filhos. A saída para eles tem sido contratar babás.

“Sem contar o cancelamento da matrícula, a gente está tendo muita inadimplência e muitas escolas já estão sofrendo, ocasionando no corte de colaboradores”, disse Michele.

O sindicato propõe o retorno gradual das escolas, pelo menos com os alunos de pais que querem ou precisam deixar os filhos na escolinha.

“Estão sendo feitas reuniões, tanto com o núcleo de educação, com a Seduc, com a Prefeitura para ver o que a gente pode fazer, se existe alguma solução para isso. Nós temos já também um protocolo de saúde, já elaborado, um protocolo pedagógico, que seria um retorno gradual, seguindo todas as orientações da Vigilância Sanitária, do Ministério da Saúde. E o que a gente prevê? Que como essas crianças são pequenas, não tem condições de ficar sozinhas e a grande maioria os pais já estão voltando a trabalhar, a gente solicitava que pudesse um retorno gradual, que começasse pela educação infantil, que ainda não tem o Ensino a Distância”, explicou a presidente do Sinfantil.

A Prefeitura de Maringá informou por meio de nota que:

“A Secretaria de Educação reafirma a suspensão das atividades em instituições de ensino por entender os riscos que estes ambientes coletivos oferecem a alunos e profissionais. Retorno das aulas ocorrerá a partir do diálogo entre Seduc e representantes da categoria (Sindicato e Conselho), que consideram, em conversas, o direito à educação de alunos e também a necessidade de assegurar a saúde dos envolvidos neste cenário de pandemia do coronavírus.”

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Precisa sair de casa? Use Máscara. Clique aqui e saiba por que ela é importante.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, cliquei aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Sair da versão mobile