Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

28 de abril de 2024

Partida entre Maringá FC e Athletico-PR é marcada por confusão entre torcedores; VÍDEOS


Por Monique Manganaro, com informações de Letícia Tristão/CBN Maringá Publicado 27/01/2022 às 12h59 Atualizado 20/10/2022 às 12h20
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Foto: Reprodução

A primeira partida do Maringá FC com presença de público após 970 dias de arquibancadas vazias foi marcada por uma confusão entre torcedores. O time maringaense enfrentou o Athletico Paranaense na noite desta quarta-feira, 26, no Estádio Regional Willie Davids, em Maringá

A confusão aconteceu durante o intervalo do jogo, válido pela segunda rodada do Campeonato Paranaense. Um dos vídeos registrados no local e enviado à reportagem do GMC Online mostra um torcedor do Athletico Paranaense com uma barra de ferro em mãos. Segundo depois, o torcedor recua e diversas pessoas que parecem pertencer à torcida do Maringá FC avançam em direção à torcida atleticana. 

https://player.vimeo.com/video/670712135?h=c4c91ae78f&badge=0&autopause=0&player_id=0&app_id=58479

Outras imagens compartilhadas nas redes sociais mostram um momento da confusão em que objetos são arremessados entre as torcidas enquanto algumas pessoas tentam derrubar uma grade que separava os torcedores. 

À reportagem da CBN Maringá, ouvintes enviaram mensagens mencionando a falta de segurança dentro do estádio. O relato é de que a polícia teria demorado para agir. Nas redes sociais do MFC, os comentários também são sobre a falta de segurança no estádio.

A CBN Maringá entrou em contato com a assessoria do Athletico Paranaense, mas não obteve retorno até o fechamento da reportagem.

Final em 0 a 0

A partida entre o Maringá FC e o Athletico Paranaense terminou em 0 a 0.

Após o fim da partida, o treinador do time, Jorge Castilho, falou em coletiva de imprensa sobre a performance do MFC em campo. Segundo o treinador, o time evoluiu, embora precise melhorar nas finalizações. “Nós tivemos uma boa apresentação. Nós tivemos uma evolução do jogo contra o Londrina para hoje. Criamos algumas oportunidades, sofremos um pouco também em algumas situações. A maneira que a gente joga faz com que a gente fique um pouco exposto, mas a postura do time foi bem melhor. Chegamos algumas vezes com chance clara de gol. Nosso time está tendo uma crescente dentro da competição”, considerou.

O assunto da confusão não foi mencionado na coletiva. O MFC disse que prepara uma nota para a imprensa sobre o ocorrido no estádio.

O próximo jogo do time maringaense é no sábado, 29, contra o Paraná Clube, também no Willie Davids.

Atualização: Na manhã desta quinta-feira, 27, o Maringá Futebol Clube emitiu nota repudiando os atos de violência registrados durante o intervalo da partida do time e destacando que não compactua com confronto entre torcedores. Leia a nota na íntegra:

“O Maringá Futebol Clube repudia todos os atos de violência e não compactua, tampouco aceita, confrontos entre torcedores, priorizando, desde sempre, a união de todos os presentes, visando proporcionar um ambiente acolhedor, de festa e alegria, que possa ser frequentado por toda a família.

O Clube lamenta, profundamente, o episódio ocorrido durante o intervalo da partida de ontem, 26, entre Maringá Futebol Clube e Athletico Paranaense, que jogavam a segunda rodada do Campeonato Paranaense 2022, no Estádio Regional Willie Davids.

Na ocasião, grupos isolados de baderneiros, pois não podem ser tratados como torcedores, entraram em confronto no espaço que separa a área da torcida visitante com o setor da arquibancada descoberta.

O espaço em questão é separado e isolado por dois portões, que foram totalmente destruídos por um grupo da torcida organizada visitante, os quais invadiram o setor da arquibancada descoberta, entrando em confronto com alguns cidadãos locais.

O Maringá Futebol Clube buscará punições cabíveis às pessoas que incitaram ou participaram de qualquer ato violento durante e após a partida, e que estão sendo identificadas pelos vídeos que estão circulando nas redes sociais, além de procurar, junto à Federação Paranaense de Futebol, a possibilidade de torcida única nos próximos jogos, já que todo o espaço que isola a área do torcedor visitante foi destruído durante o aludido confronto, impossibilitando a separação de torcidas para jogos futuros.

O Maringá Futebol Clube ainda informa que, desde o dia 29 de novembro de 2021, solicitou junto ao 4º Batalhão de Polícia Militar de Maringá o policiamento intensivo no entorno e dentro do Estádio Regional Willie Davids para todos os jogos com mando do MFC. Atendendo nossa solicitação, estavam presentes, na partida de ontem, um grande contingente de Policiais Militares, incluindo equipes especializada da ROTAM e demais seguranças particulares, não armados, contratados pelo Clube.

No espaço onde houve o confronto, encontravam-se cinco seguranças do Clube que, devido ao número de baderneiros envolvidos, não conseguiram conter, de imediato, o avanço e o vandalismo perpetrado pela torcida visitante, o qual foi efetivamente neutralizado após a atuação da equipe policial presente, que evitou que a confusão se alastrasse.

Entendemos que futebol é alegria, emoção, saúde e entretenimento. Por isso, jamais o Maringá Futebol Clube irá tolerar esse tipo de comportamento, independente de qual torcida for. Lamentamos o ocorrido e para as próximas partidas faremos o que for possível para evitar qualquer tipo de violência.”

Além do MFC, a Prefeitura de Maringá também se manifestou, por meio de nota, sobre o ocorrido durante a partida. A administração municipal lamentou o confronto criado entre as torcidas e destacou que o município acompanha as investigações do caso. Leia a nota:

“A Prefeitura de Maringá lamenta profundamente o ocorrido no Estádio Regional Willie Davids na noite de quarta-feira, 26, durante o jogo entre Maringá Futebol Clube e Club Athletico Paranaense. Não são bem-vindas nos estádios e em qualquer ambiente público pessoas que se fantasiam de torcedores do esporte para, na verdade, causar confusão, brigas e, consequentemente, afastar a família e as crianças desses espaços.

O Município informa que está acompanhando as investigações policiais relacionadas às brigas e deterioração do patrimônio público registradas no estádio. Equipes da Guarda Civil Municipal e Polícia Militar do Paraná fizeram vistorias no local na manhã desta quinta-feira, 27, para avaliar os estragos causados após a briga entre torcedores dos dois times. Investigadores também avaliam dezenas de vídeos que flagram os atos de violência para punir os possíveis culpados.

A Secretaria de Segurança de Maringá, por meio da Guarda Civil Municipal, presta apoio à segurança do Estado e privada durante eventos deste tipo. Por meio de nota, a diretoria do Maringá Futebol Clube informou: “Estavam presentes, na partida de ontem, um grande contingente de policiais militares, incluindo equipes especializadas da ROTAM e demais seguranças particulares, não armados, contratados pelo Clube’.”

Em nome do subcomando do 4º Batalhão de Polícia Militar, o capitão Rodrigo Girotto reforçou que as equipes organizadas para fazer o policiamento no Estádio Willie Davids durante a partida desta quarta-feira tinha quantidade suficiente de policiais. “A Polícia Militar estava presente desde o início do jogo até o término. Nós estávamos representados pelo número suficiente de policiais, com condições de proporcionar segurança aos torcedores. Entretanto, em razão da animosidade do confronto, foi necessária a intervenção da Polícia Militar, que é pautada na doutrina e na técnica policial. A doutrina preconiza que os policiais devem intervir com segurança, visando a segurança dos policiais para que possam proporcionar segurança aos torcedores. Assim que começou a briga entre as torcidas, a Polícia Militar agiu de forma proporcional às agressões que estavam ocorrendo. A partir do momento em que a Polícia Militar atuou, a animosidade foi diminuída e os agressores separados”, destacou.

Reportagem atualizada às 11h57 para incluir o retorno da Prefeitura Municipal e da Polícia Militar sobre a confusão durante o intervalo da partida.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação