Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

04 de julho de 2024

Publicitário cria Banco de Sangue Virtual


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 02/07/2024 às 18h29
Ouvir: 00:00
image-15-1
Foto: Arquivo pesssoal

O publicitário gaúcho Ricardo Nunes criou o Banco de Sangue Virtual, um site que estimula a captação de sangue e aproxima receptores e doadores. É o http://www.bancodesangue.com.br/. Com ajuda de custos de uma cooperativa de crédito e de uma seguradora, o publicitário viaja pelo sul do país apresentando o projeto.

Doador de sangue há 40 anos, Ricardo esteve nessa segunda-feira, 1º, em Maringá apresentando o Banco de Sangue Virtual na Acim (Associação Comercial e Empresarial de Maringá) e na Universidade Estadual de Maringá (UEM), e explicou como a plataforma funciona.

“O Banco de Sangue Virtual é uma plataforma que aproxima doadores voluntários de pacientes necessitados. Por exemplo, se tu tens uma amiga em Curitiba que tá precisando de doadores e tu não tem como fazer oito horas [de viagem] pra ir lá doar pra ela, a gente pede que tu entre em contato conosco no site.

Lá vai ter um link ‘Preciso de sangue’, tu vai clicar ali e vai colocar os dados dela, o nome completo, o tipo de sangue necessário e o local de doação. Nós vamos receber essa solicitação e fazer o cruzamento de dados. Se essa tua amiga tá em Curitiba, então nós vamos pegar todos os doadores cadastrados em Curitiba que tem aquele tipo de sanguíneo que ela necessita e nós encaminhamos um e-mail e um WhatsApp pra aqueles doadores”, explica Ricardo Nunes.

O publicitário salienta que a ajuda pode vir da mesma localidade, com receptores e doadores morando em Maringá, por exemplo, e não necessariamente entre cidades distantes.

Outra funcionalidade da plataforma é o cadastro como doador voluntário, através de um formulário disponível na capa do site, que pode ser preenchido “em 30 segundos”.

“A pergunta mais difícil que tem ali é qual é o teu tipo sanguíneo. A maioria das pessoas não sabe, né? Então tem a opção ‘não sei’. Porque no filtro, se a tua amiga que estivesse hospitalizada, como eu falei no exemplo, ela precisasse de todos os tipos de sangue, nós iríamos incluir os ‘não sei’ também no filtro”, orienta o criador do Banco de Sangue Virtual.

Preenchido o cadastro como doador voluntário pelo site, todas as solicitações de doação serão enviadas aos cadastrados via e-mail e por WhatsApp. Estes canais que também servirão para tirar dúvidas, ter acesso a passo a passos e demais orientações para um boa doação.

“Qualquer pergunta pode ser feita por ali. E quem vai responder essas perguntas são as coordenadoras dos principais bancos de sangue do Estado do Paraná e do Rio Grande do Sul, porque essa iniciativa começou no Rio Grande do Sul e agora está sendo replicada para o Paraná”, afirmou Ricardo Nunes.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação