Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Quantos leitos de UTI Maringá tem para enfrentar o coronavírus?


Por Fábio Guillen Publicado 24/03/2020 às 11h10 Atualizado 23/02/2023 às 17h14
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Maringá tem atualmente 241 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em sua rede de hospitais públicos e privados. Destes, 115 são exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS) e devem ser disponibilizados para pacientes que tenham complicações por coronavírus.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Maringá, que forneceu os números, a ocupação desses leitos varia de 85% a 90% no momento. A correria dos gestores de saúde é para aumentar esse número de leitos antes que os casos mais graves de covid-19 comecem a aparecer.

Na manhã de quinta-feira, 19, por exemplo, gestores do Hospital Universitário (HU) se reuniram com gestores da saúde de várias prefeituras da região para tentar unir forças em busca de inaugurar pelo menos 30 dos mais de 100 leitos que foram prometidos por políticos no passado. A área dos 100 leitos no HU está em construção, mas a obra está parada.

“O governador Ratinho prometeu que vai disponibilizar equipamentos para que possamos em até 30 dias colocar em funcionamento 30 leitos do HU. Hoje o pessoal está até instalando a caixa d’agua no local onde está sendo construído aqueles 100 leitos”, disse Daniela Álvares Matsumoto, diretora médica do HU.

Leitos gerais

Em números gerais Maringá tem 1.392 leitos em hospitais da cidade. Destes, 752 são do SUS. Para o enfrentamento dos casos mais graves de covid-19 os pacientes ficam, geralmente, em leitos de UTI que no caso Maringá tem 241.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação