Setor gastronômico registrou 341 demissões em Maringá


Por Victor Simião/CBN Maringá
Foto: Ilustrativa/Pixabay

Segundo levantamento feito pela Abrasel em Maringá, ao menos 341 pessoas foram despedidas do setor de gastronomia na cidade. A associação representa bares, restaurantes e afins. O dado é relativo a 51 estabelecimentos e serve como amostra. A Abrasel representa mais de duas mil empresas no município.

O motivo da demissão foi o período de fechamento iniciado em março, devido à pandemia do novo coronavírus e que trouxe problemas econômicos.

As 51 empresas tinham 877 trabalhadores antes da pandemia. Ou seja, a demissão equivale a 40% do total. É preocupante, diz o diretor da Abrasel, Rafael Cecato.

“Nos chamou muito à atenção esse número, após um primeiro período de paralisação, que gerou essa verdadeira catástrofe em números de demissões”, afirmou.

No momento, bares estão impedidos de funcionar de noite. Já são quase duas semanas – e o prazo será aumentado por mais uma. A Prefeitura de Maringá diz que são medidas para evitar o contágio da Covid-19.

Maringá tem mais de 1.500 casos positivos da doença e 18 mortes até a tarde desta quarta-feira, 01.

Cecato afirma entender as medidas da Prefeitura e diz estar havendo diálogo com o poder público.

A Abrasel estima que mais demissões podem ocorrer. A entidade monitora fechamentos de estabelecimentos, mas ainda não tem um dado consolidado.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Precisa sair de casa? Use Máscara. Clique aqui e saiba por que ela é importante.

Sair da versão mobile