UEM vai ser multada por corte irregular de árvores dentro do câmpus


Por Nailena Faian

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) será multada por conta das árvores que foram cortadas dentro do câmpus sem autorização. A informação é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema). A multa será de R$ 1 mil a R$ 10 mil por cada árvore, sendo que o valor varia conforme a espécie.

A assessora do Comitê Gestor Ambiental da UEM, Elenice Tavares, disse que foi constatado o corte de dez árvores dentro do câmpus, mas que isso ocorreu sem a autorização da Prefeitura do Câmpus (PCU). “Não sabemos quem foi. Fizemos o levantamento que mostrou que dez árvores foram cortadas perto do blogo G-56. Estamos abrindo uma comissão de inquérito administrativo para apurar a responsabilidade”, diz Elenice.

Segundo a Sema, o levantamento ainda está sendo realizado, mas já se sabe que foram mais de dez árvores cortadas sem autorização da pasta. Entre as árvores cortadas está um pau-brasil, espécie que consta na lista do Ministério do Meio Ambiente como ameaçada de extinção.

Em entrevista ao portal GMC Online, o gerente de Fiscalização Ambiental da Sema, Erival Adorno, disse que é no mínimo estranho terem ocorrido cortes de árvores dentro da instituição e ninguém ter ficado sabendo.

Na internet, um abaixo-assinado foi publicado denunciando os cortes irregulares. Para a UEM, a denúncia chegou na última segunda-feira (28) por meio de uma professora.

A assessora do Comitê Gestor Ambiental da UEM informou que será realizado o replantio das mesmas espécies o mais breve possível.

Sair da versão mobile