Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

05 de julho de 2024

Viaduto do Café em 1966


Por Redação GMC Online Publicado 24/05/2022 às 21h20 Atualizado 20/10/2022 às 23h04
Ouvir: 00:00
Foto: Acervo/Maringá Histórica

Raros registros da inauguração do Viaduto do Café. 

Realizado em maio de 1966, durante as comemorações do 19º aniversário de Maringá, o evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o governador do Estado, Paulo Pimentel, além de grande público. 

Foto: Acervo/Maringá Histórica

A placa descerrada pelo então governador ficava na baixada do viaduto. 

Localizado na avenida São Paulo, trata-se de uma passagem de nível para os trilhos da então Rede Viação Ferroviária Paraná-Santa Catarina (RVPSC) que, mais tarde, seria operada pela Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA). 

A estrutura ficou no local durante 31 anos. Sobreviveu de 1966 a 1997, facilitando a mobilidade urbana de veículos frente ao trânsito de vagões do pátio de manobras ferroviárias. Mesmo que beneficiasse o tráfego, apresentava problemas em épocas de chuvas. Devido a ausência de galerias pluviais, a água não era drenada e grandes lagoas se formavam na baixada do viaduto.

Clique aqui e faça um tour virtual, em 360°, pelo Parque do Ingá

Fontes: Família de Luiz Moreira de Carvalho / Contribuição de Marco Antonio Deprá / Norte do Paraná em Revista de maio e junho de 1966 / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo Maringá Histórica. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação