Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

06 de julho de 2024

Violência contra a mulher: 3926 atendimentos foram realizados pela Patrulha da Mulher, de Maringá


Por Redação GMC online Publicado 24/09/2021 às 17h06 Atualizado 20/10/2022 às 17h19
Ouvir: 00:00
Foto: Mileny Mello/PMM

Quase quatro mil mulheres foram atendidas em quatro anos em Maringá pela Patrulha Maria da Penha, que completa quatro anos neste sábado, 25. Operacionalizada pela Secretaria de Segurança, por meio da Guarda Municipal, a Patrulha é uma das frentes de proteção à mulher da Prefeitura de Maringá e conta com 58 agentes treinados para o atendimento. “Com a implantação do serviço especializado, as mulheres passaram a ter mais confiança no sistema de proteção e buscaram seus direitos”, diz Ulisses Maia.

Clique aqui e receba as notícias do GMC Online pelo WhatsApp


Todas as mulheres atendidas pelo serviço foram abrigadas sob medidas protetivas, com afastamento do agressor. As medidas têm um prazo normal de 180 dias, podendo ser prorrogadas pelo Poder Judiciário. São realizadas visitas periódicas na residência ou local de trabalho da vítima para verificar se ainda há situação de risco e se o agressor cumpre o que foi deferido pela justiça

.
Caso não haja o cumprimento das determinações judiciais, a patrulha age de acordo com medidas cabíveis, que incluem o recolhimento de provas e detenção do acometedor, quando localizado. Algumas mulheres sob medida protetiva recebem um dispositivo de segurança – botão do pânico – que é acionado em situação de violência doméstica, quando se sentirem ameaçadas – em especial quando o agressor descumprir medidas protetivas.

NÚMEROS DA PATRULHA

204 ocorrências registradas em 2017
643 ocorrências registradas entre 2020 e 2021
9 mandados de prisão em 2017
1458 medidas protetivas aplicadas desde o começo de 2020

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação