Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Violência contra a mulher cresceu cerca de 15% em Maringá


Por Redação GMC Online Publicado 01/04/2020 às 19h49 Atualizado 23/02/2023 às 14h04
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Desde que começou o período de isolamento social em Maringá, no dia 20 de março, a população que não atua em serviços essenciais está sendo orientada constantemente a permanecer em suas casas. Se de um lado, a recomendação dos órgãos de saúde protege as pessoas contra a disseminação do novo coronavírus, causador da Covid-19, por outro, expõe algumas mulheres ao risco de sofrer violência doméstica.

Em Maringá, segundo a delegada responsável pela Delegacia da Mulher, Luana Lopes, os casos de violência contra a mulher aumentaram cerca de 15% nos últimos 13 dias.

“São ameaças, injúrias, difamações, perturbação da tranquilidade, vias de fato (agressões físicas que não deixam vestígios) e lesão corporal (quando a agressão deixa marcas)”, destaca.

De acordo com Luana, conforme portaria da Secretaria de Segurança Pública, o atendimento presencial está se restringindo aos casos definidos como prioridade, como lesão corporal, estupros e tentativas de feminicídios. Para outros casos, as vítimas estão sendo orientadas a preencher um formulário que é enviado por e-mail.

“Neste momento esta medida é necessária para garantir a segurança de todos em relação ao novo coronavírus. Por e-mail, a mulher também pode solicitar uma medida protetiva contra o agressor”, explica.

Fora do horário de atendimento da Delegacia da Mulher, que vai das 9h ao meio-dia e das 14 às 18h, as vítimas devem procurar o plantão da 9ª Subdivisão Policial de Maringá (9ª SDP), para registrar Boletim de Ocorrência, ou enviar e-mail para dpmulhermaringa@pc.pr.gov.br. Para tirar dúvidas o telefone é o (44) 3220-2500.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação