Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

17 de maio de 2024

Contrabando denuncia o peso do Estado


Por Gilson Aguiar Publicado 02/10/2019 às 10h57 Atualizado 24/02/2023 às 11h14
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O contrabando no Paraná tem números assustadores. Por dia, no Estado, entram 787.961 produtos contrabandeados. Destes, 83,3% são cigarros. Inclusive, do produto comercializado no país, 77% é fruto de contrabando. Os dados são do Ibope Inteligência.

A movimentação financeira do contrabando de cigarro representa por ano mais de R$ 1,3 bilhão. Dinheiro que deixa de ser tributado e representa um prejuízo aos cofres públicos. Além disso, uma concorrência desleal a empresas que atuam de forma lícita no país. Tudo isso é uma verdade.

Porém, há um outro lado que não podemos negar. O contrabando também é uma denúncia do peso doEstado em nossas vidas, na compra dos produtos e serviços. Muito do que incentiva o contrabando é o peso dos tributos embutidos nos produtos consumidos. A máquina pública pesa.

Em uma economia em que o estado tem um peso menor e se possibilita uma competitividade maior no mercado, o contrabando de produtos perde força. Os empresários brasileiros reclamam constantemente do como é difícil concorrer com produtos importados ou e principalmente com os contrabandeados.

Ocorreu uma queda no número de produtos contrabandeados no Paraná, 5,9% em relação ao ano anterior. Mas não podemos saber se a redução é fruto de uma fiscalização mais rígida ou a crise econômica que afeta também o mercado de produtos contrabandeados.

Combater a entrada de produtos ilícitos é necessário. Contudo, vale a lição de que por de trás de uma busca de consumo com valor menor o contrabando denuncia o peso da tributação sobre os produtos do país.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Correios não recebem mais roupas para o RS; saiba quais produtos podem ser doados


Os Correios anunciaram que não estão mais recebendo doações de roupas para os desabrigados do Rio Grande do Sul. As…


Os Correios anunciaram que não estão mais recebendo doações de roupas para os desabrigados do Rio Grande do Sul. As…

Geral

Companhia de saneamento do RS recupera 65 de 67 de estruturas afetadas pelas chuvas


A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) informou nesta quinta-feira, 16, que já restabeleceu 65 das 67 estruturas severamente danificadas pelas…


A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) informou nesta quinta-feira, 16, que já restabeleceu 65 das 67 estruturas severamente danificadas pelas…