Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

07 de maio de 2024

Erro médico: mulher é submetida à cesárea sem estar grávida


Por Redação GMC Online Publicado 26/04/2024 às 14h47
 Tempo de leitura estimado: 00:00
image-85-16
Foto por Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi

Um caso registrado no dia 18 de abril no Hospital Santa Catarina, em Natal, Rio Grande do Norte, está sendo investigado, pois uma paciente, de idade não divulgada, foi submetida a uma cirurgia cesariana sem estar grávida. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde Pública do Estado.

De acordo com as informações da pasta, a mulher foi encaminhada pelo município de Guamaré até a instituição de saúde. Segundo relato da equipe médica, ela tinha indicação de cesariana, por conta do quadro clínico de uma suposta gestação.

Além disso, os médicos tiveram acesso a um cartão pré-natal preenchido e laudos de ultrassonografia. Devido a isso, a paciente não passou por nenhum exame no hospital antes da cesárea.

A mulher, então, foi submetida à cirurgia, mas os médicos informaram que não encontraram nenhum bebê.

A obstetra Rosana Rebelo, perita médica que presta serviço à Justiça do Rio Grande do Norte, falou sobre o caso e explicou o que pode ter ocorrido. “Talvez ela estivesse com uma gravidez psicológica, ou teve uma gravidez, perdeu e não sabia que perdeu, e continuou achando que estava grávida, e aí foi encaminhada, continuou o pré-natal. Mas o ideal é de que ela fosse examinada”, afirmou a profissional.

A médica também destacou a importância da gestante passar por exames para ver como está o bebê, antes do parto. “É superimportante as pacientes serem examinadas antes de sofrerem um procedimento cirúrgico, principalmente procedimento de cesárea. É indispensável que se faça uma ausculta fetal para ver se está tudo bem com a criança e iniciar o procedimento”, pontuou.

De acordo com a Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte, após o procedimento, a equipe teve acesso a um exame recente que estava com a família da paciente, indicando que não havia gestação.

A pasta destacou que o hospital segue um padrão de atendimento: toda paciente que chega à instituição é atendida pela equipe do pronto-socorro, que faz avaliação e encaminha para o centro obstétrico. Além disso, são feitos outros exames quando a equipe avalia ser necessário.

Em nota, a Direção do Hospital Santa Catarina informou que está apurando o caso com as equipes envolvidas, e também com a unidade de origem, que deu assistência pré-natal e encaminhou a paciente.

As informações são do TNOnline.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Banco do Brasil anuncia novas medidas de apoio a clientes do RS


O Banco do Brasil anunciou nesta terça-feira, 7, novas medidas de apoio aos clientes do Rio Grande do Sul. As…


O Banco do Brasil anunciou nesta terça-feira, 7, novas medidas de apoio aos clientes do Rio Grande do Sul. As…

Geral

Ministério Público pede que Alexandre Nardoni volte à prisão


O Ministério Público de São Paulo entrou com recurso contra a decisão da Justiça que permitiu a saída de Alexandre…


O Ministério Público de São Paulo entrou com recurso contra a decisão da Justiça que permitiu a saída de Alexandre…

Geral

TIM tem 20 cidades isoladas no RS, sem serviço de internet, e 100 parcialmente afetadas


A TIM informou nesta terça-feira, 7, que, no Rio Grande do Sul, há 20 cidades isoladas, sem serviço de internet…


A TIM informou nesta terça-feira, 7, que, no Rio Grande do Sul, há 20 cidades isoladas, sem serviço de internet…