Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Greve de caminhoneiros em Portugal fecha milhares de postos


Por Folhapress Publicado 17/04/2019 às 14h55 Atualizado 21/02/2023 às 04h32
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Uma greve convocada pelo sindicato dos caminhoneiros que transportam materiais perigosos deixou vários pontos de Portugal -inclusive aeroportos e serviços de ambulância- sem combustível nesta terça (16).

Já são pelo menos 3.000 postos de combustíveis fechados devido à falta de gasolina e diesel. Na capital e em muitas áreas metropolitanas, motoristas enfrentam longas filas para abastecer.
Voos foram cancelados em Faro, na região do Algarve. No terminal de Lisboa, o mais movimentado do país, o abastecimento seguia abaixo do normal e precisou ser feito por um comboio de caminhões com escolta policial.

Empresas de ônibus afirmam que os estoques de combustível podem acabar em vários pontos já nesta quarta (17). O Inem (Instituto Nacional de Emergência Médica, uma espécie de SAMU lusitano) apelou à população para que ambulâncias e outros veículos de transporte de doentes tenham prioridade nos postos de gasolina.

Diante do cenário, o governo português declarou estado de “crise energética” e determinou uma série de medidas excepcionais.

Além de colocar as forças militares em alerta, o despacho, assinado conjuntamente pelos ministérios da Administração Interna e do Ambiente e da Transição Energética, diz que serão estabelecidas formas de garantir o abastecimento de combustível e de serviços essenciais, como segurança, socorro e emergências médicas.

Além disso, a decisão do governo também convoca “trabalhadores dos setores público e privado que estejam habilitados com carta de condução de veículos pesados” para auxiliarem na distribuição de combustível.

Sem data para acabar 

greve foi convocada por tempo indeterminado pelo Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas, que reivindica o reconhecimento dos caminhoneiros que fazem este tipo de serviço como uma categoria profissional específica, com direito a adicionais relacionados aos riscos e melhor remuneração.

O governo português conseguiu na Justiça uma decisão que obriga os grevistas a manterem serviços mínimos de abastecimento. No entanto, dificuldades em estabelecer o que eram os critérios mínimos atrasaram o cumprimento desta medida, que só passaria a valer efetivamente a partir da madrugada de quarta (17).

A corrida aos postos de combustível, que acontece a pouco mais de um mês das eleições para o Parlamento Europeu, gerou uma onda de críticas ao primeiro-ministro português, o socialista António Costa.

Líder do partido de oposição CDS-PP, a deputada Assunção Cristas atacou duramente o governo.

“Esta é uma prova de mais um caso de incompetência por parte do governo”, afirmou, classificando como caótica a situação vivida no país.

Além das eleições europeias, Portugal também terá, em outubro deste ano, um pleito para escolher seus novos deputados e primeiro-ministro.

Nesse cenário, a quantidade de paralisações e avisos de greve já foi recorde.
Nos três primeiros meses do ano, foram mais de duzentos pré-avisos de greve.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Caso de jovem morto após deixar sauna gay em SP é investigado pela Polícia Civil


Um homem de 23 anos morreu em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em São Paulo após ser resgatado, sem…


Um homem de 23 anos morreu em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em São Paulo após ser resgatado, sem…

Geral

Estudante de medicina fica em estado vegetativo após cirurgia na mandíbula em Minas


Uma estudante de 31 anos permanece em estado vegetativo um ano após ter realizado uma cirurgia ortognática, para reparação de…


Uma estudante de 31 anos permanece em estado vegetativo um ano após ter realizado uma cirurgia ortognática, para reparação de…

Geral

Comerciantes da 25 de março enfrentam interrupção de energia no centro de SP


Lojistas da região da Rua 25 de março, no centro de São Paulo, tiveram problemas com o abastecimento de energia…


Lojistas da região da Rua 25 de março, no centro de São Paulo, tiveram problemas com o abastecimento de energia…