Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

04 de julho de 2024

Ian, Rita e Xavier: ondas de calor no Rio vão ganhar nomes; confira


Por Agência Estado Publicado 02/07/2024 às 16h06
Ouvir: 00:00

Em tempos de mudanças climáticas cada vez mais intensas, nomes como Katrina, Sandy e Irma se tornaram conhecidos por identificar furacões. Trata-se de uma estratégia recomendada pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), com sede em Genebra, para facilitar a identificação dos fenômenos do clima e mobilizar as pessoas.

Agora, seguindo a recomendação da OMM, a prefeitura do Rio de Janeiro também vai dar nomes às ondas de calor que atingirem a cidade. A próxima vai ganhar o nome de Ian, e neste ano ainda pode ter Elda, Oscar, Olivia, Xavier, Mara, José, Rita, Lucas e Bia. Esses são os dez nomes selecionados para uso em 2024. Outros dez já estão escolhidos para cada um dos próximos quatro anos, até 2028.

A prefeitura selecionou os 200 nomes mais comuns no Brasil, além dos 50 em inglês e espanhol, e dessa lista escolheu os mais curtos, fáceis de pronunciar e recordar. Os nomes permanecem na lista enquanto não forem usados.

Além de nomear as ondas de calor, a prefeitura do Rio vai classificá-las por intensidade, em cinco níveis, e estipulou providências a serem adotadas pelo Centro de Operações Rio (COR) conforme o calor aumentar.

– O nível de calor 1 é o mais baixo e não prevê nenhuma providência.
– O nível 2 se caracteriza quando é registrada temperatura entre 36°C e 40°C por um ou dois dias consecutivos. Nessa situação, o COR vai coordenar e disseminar informações sobre os sintomas de exposição ao calor e orientar a população, com apoio da secretaria de Saúde.
– O nível 3 é atingido quando há registro de temperaturas de 36°C a 40°C por três dias consecutivos. O COR vai intensificar a divulgação de informações sobre riscos da exposição ao calor.
– O nível 4 será alcançado quando temperaturas de 40°C a 44°C forem atingidas por pelo menos três dias consecutivos. Nesse caso, o COR vai orientar a população a adaptar suas rotinas para não se expor ao calor extremo. Serão indicados equipamentos públicos com ar-condicionado para servirem como pontos de resfriamento e será ampliada a oferta de estações de hidratação ou distribuição de água em locais de acolhimento da população mais vulnerável.

No nível 4 de calor também é possível que sejam cancelados ou reagendados eventos de médio e grande porte, dependendo das condições em que eles sejam realizados.

Todas as ações serão orientadas pelo Comitê de Desenvolvimento de Protocolos para Enfrentamento de Calor Extremo e submetidas à aprovação pelo prefeito.

– O maior nível de alerta é o 5, atingido quando os termômetros passarem de 44°C em pelo menos três dias consecutivos. Nessas condições, poderão ser suspensas atividades ao ar livre em escolas, eventos esportivos ao ar livre e eventos de médio e grande porte podem ser reagendados e prédios municipais podem ser abertos para serem usados como pontos de resfriamento.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Pesquisa encontra nova característica em hipopótamos: ‘fase aérea’; entenda o que significa


Os hipopótamos-comuns (Hippopotamus amphibius) estão entre os animais mais pesados do mundo. Em média, têm 1,5 toneladas, mas alguns podem…


Os hipopótamos-comuns (Hippopotamus amphibius) estão entre os animais mais pesados do mundo. Em média, têm 1,5 toneladas, mas alguns podem…

Geral

Entenda riscos do PMMA, substância usada por influencer que morreu após procedimento estético


A morte da influenciadora digital e modelo fotográfica Aline Maria Ferreira da Silva, de 33 anos, na última semana, acendeu…


A morte da influenciadora digital e modelo fotográfica Aline Maria Ferreira da Silva, de 33 anos, na última semana, acendeu…

Geral

Entidades enviam ofício a deputados para reivindicar inclusão de armas no Imposto Seletivo


Mais de 60 entidades assinaram e encaminharam um ofício a deputados federais, nesta quinta-feira, 4, em que reivindicam a inclusão…


Mais de 60 entidades assinaram e encaminharam um ofício a deputados federais, nesta quinta-feira, 4, em que reivindicam a inclusão…