Itaim, Morumbi, Vila Mariana e mais: manutenção pode afetar abastecimento de água em SP


Por Agência Estado

Uma manutenção no sistema de abastecimento de água da Grande São Paulo pode impactar o fornecimento para 3 milhões de clientes neste domingo, 4. Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), moradores de bairros da zona sul da capital como Itaim Bibi e Vila Mariana e da zona oeste (Butantã e Morumbi, entre outros), além dos municípios de Cotia, Taboão da Serra, Itapecerica da Serra e Embu das Artes serão impactados (veja a lista de bairros aqui).

A intervenção será realizada das 14h de domingo às 5h de segunda-feira, 5. Trata-se de uma manutenção preventiva no Sistema Guarapiranga, “visando ampliar sua segurança operacional”, de acordo com a distribuidora.

Os trabalhos incluem a substituição de uma válvula e revisão de outros equipamentos do tipo, cada um com 1,2 metro de diâmetro e peso de 8 toneladas. Outros setores da represa passarão por limpeza.

Segundo a companhia, o abastecimento em regiões onde há serviços essenciais, como hospitais, será mantido com redirecionamentos para que não haja intermitências. Caminhões-tanque serão usados para atender situações de emergência.

Para minimizar os impactos durante a manutenção, as áreas normalmente atendidas pelo Guarapiranga vão receber água transferida de outros sistemas, diz a Sabesp.

A expectativa é de que o fornecimento seja retomado de forma gradativa ao longo da segunda-feira e esteja completamente normalizado na terça-feira, 6.

A Sabesp orienta os moradores a usarem de forma consciente a água armazenada nas caixas dágua de suas casas. Veja algumas dicas:

-Tome banhos mais curtos;
-Deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba;
-Deixe para lavar o carro em outra data – e evite usar a mangueira, prefira um balde com água;
-Lave calçada ou o quintal em outro dia e lembre-se de usar vassoura e balde com água, não a mangueira;
-Dê preferência para lavar a roupa e a louça em outro dia ou use a lava-roupa e a lava-louça apenas quando estiverem na capacidade máxima;
-Antes de lavar a louça, retire o excesso de comida com a esponja; deixe a torneira fechada ao ensaboar;
-Não dê descarga à toa e não utilize o sanitário como lixeira. Em apenas seis segundos de válvula acionada vão embora cerca de 12 litros de água;
-Não use água corrente para descongelar alimentos.

Sair da versão mobile