Marcola volta para prisão em Brasília por prevenção contra fuga


Por Metrópoles, parceiro do GMC Online

Líder do PCC e um dos presos mais conhecidos do país, Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, voltou à Penitenciária Federal em Brasília. A transferência ocorreu nesta quarta-feira, 25, autorizada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, que afirmou ser uma prevenção contra “um suposto plano de fuga ou resgate”.

Foto: Material cedido ao Metrópoles
1/3 O esquema de segurança da operação foi conduzido por policiais penais federais e teve apoio da polícia federal e da polícia rodoviária federal envolvendo cerca de 50 operadores da segurança pública. (Foto: Material cedido ao Metrópoles)
2/3 O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, informou que a motivação da transferência são planos de fuga dos criminosos. (Foto: Material cedido ao Metrópoles)
3/3 A Secretaria Nacional de Políticas Penais conduziu a operação batizada como CERBERUS III. (Foto: Material cedido ao Metrópoles)

Marcola estava na penitenciária de Porto Velho, Rondônia. A mudança foi realizada com forte esquema de segurança, em uma operação especial da Secretaria Nacional de Política Penais.

Polêmicas

Principal chefe do Primeiro Comando da Capital, Marcola foi transferido para o Presídio Federal de Brasília em março de 2019, em uma chegada que gerou reações políticas no DF.

Após três anos de prisão na capital, e muitas ações de forças de segurança contra a instalação do PCC em Brasília, Marcola acabou sendo transferido para o presídio de Porto Velho (RO), em 2022, onde o detido também passou a ser alvo de problemas.

Clique aqui e leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do GMC Online. 

Sair da versão mobile