Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Morre bebê de menina de 11 anos submetida a cesárea em vez de aborto


Por Folhapress Publicado 09/03/2019 às 12h09 Atualizado 20/02/2023 às 12h04
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Morreu nesta sexta-feira (8) o bebê da argentina de 11 anos que foi submetida sem consentimento a uma cesárea, apesar de ter solicitado o direito legal ao aborto. A criança, uma menina, nasceu no fim de fevereiro, na 25ª semana de gravidez, pesando 660 gramas.

O hospital onde ela estava internada divulgou uma nota, reproduzida pela imprensa local, dizendo que, “apesar dos cuidados extremos prestados desde seu nascimento”, o bebê “sofreu nesta tarde uma complicação respiratória grave que produziu seu falecimento”.

O caso comoveu o país, poucos dias antes da abertura do novo ano parlamentar, no último dia 1º, quando a Lei do Aborto, rejeitada no ano passado, deve voltar a ser debatida e votada.

Abusada sexualmente pelo marido de sua avó, Lucía, moradora da província de Tucumán, havia obtido, a pedido da mãe, permissão para abortar dentro do que prevê a lei argentina -o procedimento pode ser realizado em casos de estupro, risco de morte da mãe e má-formação do feto.

A própria garota havia se mostrado consciente do que lhe acontecera e havia pedido, diante do juiz, que se tirasse de dentro dela “o que aquele velho colocou”. O homem, de 65 anos, foi preso.

Porém, no momento em que o procedimento ia ser realizado, no dia 27 de fevereiro, os médicos designados alegaram objeção de consciência. Quase toda a equipe desistiu e deixou o local, incluindo o anestesista.

O procedimento, então, ficou a cargo da médica Cecília Ousset. Segundo ela, “algo deveria ser feito, pois a menina apresentava sintomas de pré-eclâmpsia e não teria como chegar aos oito meses de gravidez”. Decidiu, então, praticar uma cesárea, por conta própria, sem informar a mãe da menina.

O pedido formal para o aborto tinha sido apresentado quando Lucía estava na 19ª semana, no fim de janeiro. A Justiça, porém, demorou outras três semanas para deliberar sobre o tema.

Os médicos que não quiseram participar do procedimento disseram que essa demora havia dificultado a possibilidade de salvar a vida da mãe, pois a gravidez já estava avançada e seria uma operação de alto risco.

Embora a legislação que permite o aborto por estupro tenha sido regulamentada nacionalmente em 2012, durante a gestão de Cristina Kirchner, é comum casos como este nas províncias do interior, mais conservadoras, em que muitos médicos se negam a seguir o protocolo e a Justiça, por sua vez, anda de forma lenta.

Segundo as feministas, isso se faz de propósito, até que se chegue a um ponto da gravidez em que não seja mais possível realizar o procedimento.

Este já é o segundo caso neste ano. Em janeiro, na província de Jujuy, ocorreu o mesmo. Uma menina de 12 anos, com autorização judicial para realizar um aborto pedido pelos pais, teve o procedimento revertido para uma cesárea por conta da decisão dos próprios médicos. O bebê morreu alguns dias depois.

A garota vivia com a avó há seis anos, desde que a mãe perdera a guarda da filha, após seu próprio parceiro ter abusado das duas irmãs maiores da menina.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Russa é resgatada no Brasil após intervenção do consulado


Uma mulher de nacionalidade russa foi resgatada pela Polícia Civil de Minas Gerais após informações encaminhadas pelo consulado diante de…


Uma mulher de nacionalidade russa foi resgatada pela Polícia Civil de Minas Gerais após informações encaminhadas pelo consulado diante de…

Geral

Redes estaduais de ensino já têm mais professores temporários do que concursados


O número de professores concursados nas redes estaduais de ensino do Brasil é o menor em dez anos, o que…


O número de professores concursados nas redes estaduais de ensino do Brasil é o menor em dez anos, o que…

Geral

Justiça libera concessão do trem Intercidades entre SP e Campinas


O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) aceitou nesta quinta-feira, 25, recurso do governo de São Paulo e derrubou…


O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) aceitou nesta quinta-feira, 25, recurso do governo de São Paulo e derrubou…