Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

29 de agosto de 2024

Tufão Muifa atinge leste da China, deixando 1,6 milhão fora de suas casas


Por Agência Estado Publicado 15/09/2022 às 17h37 Atualizado 20/10/2022 às 17h47
Ouvir: 00:00
Foto: Reprodução

O tufão Muifa atingiu o leste da China, uma região densamente povoada, nesta quinta-feira. Os fortes ventos e a chuva forçaram 1,6 milhão de pessoas a deixar suas casas.

A maioria dos voos no principal aeroporto de Xangai também foi suspensa. Nenhuma morte ou ferimento foi relatado, até o momento

Muifa é o tufão mais forte a atingir Xangai, uma cidade de 25 milhões de habitantes, desde que os registros começaram em 1949, informou a televisão estatal CCTV.

Pelo menos 426 mil pessoas foram evacuadas em Xangai e outras 1,2 milhão foram transferidas para abrigos temporários na província vizinha de Zhejiang, acrescentou a CCTV.

As chuvas causaram engarrafamentos e inundações em áreas do delta do rio Yangtze, um importante centro industrial.

Ondas gigantes atingiram a costa na Baía de Hangzhou, ao sul de Xangai, e a rádio nacional relatou um deslizamento de terra no condado de Ninhai, província de Zhejiang.

Com ventos de até 125 quilômetros por hora, a tempestade atingiu o continente à 00h30 de quinta-feira (hora local) no distrito de Fengxian, em Xangai.

Horas antes, voos do principal centro financeiro da China haviam sido cancelados. Na quarta-feira, Muifa já havia atingido a cidade de Zhoushan, em Zhejiang.

O tráfego aéreo foi retomado lentamente, em Xangai, quando a tempestade se moveu para o norte, mas a maioria dos voos dos dois aeroportos da cidade foi cancelada, na manhã desta quinta-feira, de acordo com o Flightradar24.

As operações nos terminais de contêineres de Xangai e Ningbo, os maiores da Ásia, foram suspensas por causa do tufão, mas devem retomar as operações ainda nesta quinta-feira, segundo autoridades portuárias.

Da mesma forma, as autoridades ordenaram que os navios pesqueiros do Mar Amarelo e do Estreito de Bohai ancorassem no porto, enquanto o tufão passava.

O tufão entrou na província de Jiangsu, leste da China, na manhã de quinta-feira, e seus ventos caíram para 90 quilômetros por hora, disse o Observatório Meteorológico Central.

Xangai e a região vizinha foram atingidas na semana passada pelo tufão Hinnamnoor, que fechou escolas em partes de Zhejiang. Muifa é o 12º tufão a atingir a China este ano, segundo a mídia estatal.

Tufão, ciclone ou furacão?

Furacões, ciclones e tufões são todos o mesmo fenômeno meteorológico. Os cientistas chamam essas tempestades de nomes diferentes, dependendo de onde elas ocorrem.

No norte do Oceano Atlântico e no nordeste do Pacífico, eles são chamados de furacões. No noroeste do Oceano Pacífico, é conhecido como um tufão. E um ciclone é a tempestade tropical formada no Pacífico Sul e no Oceano Índico.

No Atlântico e norte do Pacífico, as tempestades são chamados de “furacões” por causa do deus chamado Huracan, que segundo a mitologia maia é um dos principais deuses que estiveram envolvidos na criação do mundo e da humanidade.

Todos são um “sistema rotativo e organizado de nuvens e tempestades” que se originaram em águas tropicais ou subtropicais, de acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos.

“Assim que a velocidade dos ventos atinge 74 milhas por hora (119 km/ h) ou mais, ele é classificado como furacão, tufão ou ciclone tropical, dependendo de onde a tempestade se origina no mundo.”

Eles são classificados numa escala que vai de 1 a 5, com base na velocidade dos ventos.

Quando eles ocorrem?

No Atlântico, mais de 95% das atividades dos ciclones tropicais ocorre entre 1º de junho e 30 de novembro.

Os tufões no noroeste do Oceano Pacífico são mais comuns de maio a outubro, embora possam se formar durante o ano todo.

Na região do Pacífico Sul, a época de ciclones acontece entre novembro e abril. (COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS)

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

SP e mais Estados podem ter onda de calor mais forte do ano: ‘Serão cada vez mais frequentes’


Uma nova massa de ar quente e seco que começou a avançar nesta quinta-feira, 29, deve se estabelecer sobre o…


Uma nova massa de ar quente e seco que começou a avançar nesta quinta-feira, 29, deve se estabelecer sobre o…

Geral

Pesquisadores usam IA para identificar sinais de doença degenerativa em expressões faciais


Como é uma doença neurodegenerativa, a esclerose lateral amiotrófica (ELA) causa fraqueza muscular que avança progressivamente. Uma das consequências é…


Como é uma doença neurodegenerativa, a esclerose lateral amiotrófica (ELA) causa fraqueza muscular que avança progressivamente. Uma das consequências é…

Geral

Dois turistas de São Paulo desaparecem na Bahia; suspeito é morto pela polícia


Dois turistas de São Paulo, identificados como Vitor Benites Teixeira e Lucas Ferreira de Sousa, estão desaparecidos desde sábado, 24,…


Dois turistas de São Paulo, identificados como Vitor Benites Teixeira e Lucas Ferreira de Sousa, estão desaparecidos desde sábado, 24,…