Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

04 de julho de 2024

Unimed presta esclarecimentos na Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência da Alesp


Por Agência Estado Publicado 28/06/2023 às 08h43
Ouvir: 00:00

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) recebeu nesta terça-feira, 27, representantes da Unimed para explicações sobre o encerramento de contratos de planos de saúde, principalmente de pessoas em tratamento oncológico e com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Foram ouvidos Jeber Juabre Junior, superintendente jurídico de Relações Institucionais e Governamentais; Patrícia Malta, diretora de Relações Institucionais; e Alexandro Saltari, diretor jurídico da operadora de saúde.

Durante a sabatina, os representantes afirmaram que não houve o cancelamento de contratos familiares ou individuais e que não houve cancelamento de forma discriminatória. “Todos os cancelamentos ao longo da história da Unimed foram com pessoas jurídicas, pessoas que têm seus funcionários e proporcionam o plano de saúde aos colaboradores. Esses contratos é que foram cancelados recentemente”, argumentou Alexandro Saltari, diretor jurídico.

A reunião ocorreu após os parlamentares registrarem denúncias por parte da população, 87 delas de cancelamento de planos de pessoas com TEA. “Nós recebemos um grande número de denúncias relatando o cancelamento unilateral por iniciativa da Unimed de apólice de seguro de saúde de pessoas com deficiência, autismo, em tratamento oncológico, entre outras situações graves”, disse a deputada Clarice Ganem.

A empresa garantiu, por meio dos representantes, que nos contratos em que há tratamento com risco à vida o atendimento foi mantido.

O deputado Rafa Zimbaldi solicitou à empresa que reavalie o cancelamento do plano das pessoas que se sentiram prejudicadas, e os representantes confirmaram disposição tal reavaliação.

A deputada Andréa Werner avaliou como positiva a reunião, mas destacou que a Comissão continuará acompanhando o caso e poderá solicitar a presença dos representantes da operadora novamente. “Há muitas denúncias sobre este caso, o Ministério Público abriu inquérito, inclusive, contra a Unimed por causa desses cancelamentos. Então, foi muito importante a reunião, mas ainda não acabou. Vamos continuar com o diálogo aberto”, concluiu.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Desmatamento anual cai 51,1% na Amazônia e aumenta 14,6% no Cerrado


Os alertas de desmatamento na Amazônia caíram 51,1% de agosto de 2023 a junho de 2024 em comparação com os…


Os alertas de desmatamento na Amazônia caíram 51,1% de agosto de 2023 a junho de 2024 em comparação com os…

Geral

Ataque com soda cáustica: MP acusa ex-namorado como mandante de agressão no PR


O Ministério Público do Paraná (MP-PR) denunciou, por tentativa de homicídio, um homem de 28 anos como mandante do ataque…


O Ministério Público do Paraná (MP-PR) denunciou, por tentativa de homicídio, um homem de 28 anos como mandante do ataque…

Geral

Ministério da Saúde inclui pessoas que usam PrEP no público-alvo da vacinação contra o HPV


Pessoas com idade entre 15 e 45 anos que tomam a chamada Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) serão incluídas como…


Pessoas com idade entre 15 e 45 anos que tomam a chamada Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) serão incluídas como…