Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

02 de junho de 2024

Marrocos e Espanha iniciam campanha para receber final da Copa do Mundo de 2030


Por Agência Estado Publicado 05/10/2023 às 12h12
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A Fifa escolheu Espanha, Marrocos e Portugal como países-sede da Copa do Mundo de 2030, mas ainda há muito o que se definir, como as cidades de cada nação que receberão os jogos e qual delas terá a honra de ser palco da grande final. Representantes espanhóis e marroquinos começaram a se movimentar para levar a decisão do Mundial aos seus respectivos países e fizeram manifestações públicas sobre o assunto poucas horas depois do anúncio da Fifa.

O presidente da Federação Marroquina de Futebol, Faouzi Kekjaa, disse em entrevista à Rádio Mars, do Marrocos, que espera uma final em Casablanca, no novo estádio que está sendo planejado na cidade. “Esperamos viver uma final extraordinária que honre todo o continente e as jovens gerações em um estádio em Casablanca que será extraordinário e maravilhoso”, afirmou. O projeto inicial da arena foi apresentado para a Copa de 2010, quando o Marrocos se candidatou e perdeu para a África do Sul. Agora, com muitas adaptações, sairá do papel.

Além de Casablanca, o país do norte da África quer receber jogos em Agadir, Marrakech, Rabat, Tanger e Fez. “As sedes que vamos apresentar não só vão cumprir as exigências da Fifa como também gozarão de diversidade cultura e de riqueza geográfica”, disse Kekjaa. “Será uma Copa do Mundo extraordinária entre as duas margens do Mediterrâneo e que representam duas grandes civilizações”, completou.

Na margem oposta do Mediterrâneo, também há desejo de receber a final da Copa de 2030, conforme afirmado por Miguel Iceta, ministro interino dos Esportes da Espanha, em entrevista à rádio Onda Cero. “Espera-se que a final seja realizada na Espanha”, disse Iceta, que também disse haver um acordo avançado sobre as sedes com as federações de Marrocos e Portugal.

O anúncio dos três países como sedes foi feito de forma surpreendente pela Fifa na quarta-feira. A entidade máxima do futebol mundial também anunciou que os primeiros jogos do mesmo Mundial serão realizados na Argentina, no Uruguai e no Paraguai. Desta forma, contemplou as duas principais candidaturas para a Copa que vai marcar o centenário do torneio, disputado pela primeira vez em 1930, no Uruguai.

A decisão surpreendeu porque a entidade não havia programado nenhum anúncio para esta quarta. Ao mesmo tempo, o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, se antecipara à própria Fifa ao anunciar, em entrevista coletiva, os jogos inaugurais na América do Sul. Com a decisão da Fifa, a Copa do Mundo será disputada pela primeira vez em seis países diferentes e em três continentes.

Cada um dos três países sul-americanos vão sediar uma partida, envolvendo suas respectivas seleções. E o primeiro jogo da Copa está marcado para o Estádio Centenário, na capital uruguaia. Na sequência, as três seleções sul-americanas e seus adversários vão atravessar o Oceano Atlântico para a sequência da Copa nos gramados portugueses, espanhóis e marroquinos.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Alcaraz ganha fácil de Aliassime e encara ‘freguês’ Tsitsipas nas quartas em Roland Garros


Carlos Alcaraz deu mais um passo na busca pelo seu primeiro título em Roland Garros. Campeão do US Open em…


Carlos Alcaraz deu mais um passo na busca pelo seu primeiro título em Roland Garros. Campeão do US Open em…

Esportes

Makhachev finaliza Poirier, que sinaliza com fim da carreira; Borrachinha decepciona no UFC 302


O UFC 302, realizado na noite deste sábado e início de domingo (horário de Brasília) em Newark, Nova Jersey, foi…


O UFC 302, realizado na noite deste sábado e início de domingo (horário de Brasília) em Newark, Nova Jersey, foi…

Esportes

Artur Jorge celebra ‘vitória justa’ contra o Corinthians, mas evita exaltação no Botafogo


O Botafogo quebrou o tabu de jamais ter vencido na Neo Química Arena ao fazer 1 a 0 no Corinthians…


O Botafogo quebrou o tabu de jamais ter vencido na Neo Química Arena ao fazer 1 a 0 no Corinthians…