Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

04 de julho de 2024

No segundo mandato, prefeito em exercício Edson Scabora faz balanço da atual gestão de Maringá


Por Redação GMC Publicado 12/07/2022 às 23h37 Atualizado 20/10/2022 às 12h41
Ouvir: 00:00
Foto: Divulgação/Facebook

Durante 20 dias, o vice-prefeito de Maringá, Edson Scabora (MDB), assume o cargo de prefeito, durante as férias de Ulisses Maia (PSD). A cerimônia de transmissão do cargo foi realizada na manhã desta segunda-feira, 11, após coletiva de imprensa, no auditório Hélio Moreira, com a presença de secretários e vereadores.

Scabora, que está no segundo mandato como vice-prefeito de Maringá, conversou com o GMC Online e fez um balanço da atual gestão. Ele diz que no início da vida pública um dos principais desafios que enfrentou foi entender como funciona a “máquina pública”. “A burocracia envolvida nessa máquina pública, que na verdade são até necessárias, a gente entende isso, mas causa uma lentidão nos processos. Então o grande desafio foi, justamente, lá na nossa primeira gestão, entender como funciona essa burocracia e tentar agilizar esses processos que a burocracia envolve”.

O vice-prefeito comemora o fato de a gestão ao lado do prefeito Ulisses Maia ter se destacado em vários aspectos nesses mais de cinco anos de gestão. Na visão dele, um ponto alto do trabalho à frente do município foi ter feito Maringá ser eleita, por três anos, a melhor cidade do país para se viver.

“Talvez essa seja a nossa maior conquista, porque são vários índices envolvidos nesta premiação de melhor cidade, são os índices de desenvolvimento humano: saúde, educação, segurança… Nossa gestão conseguiu melhorar todos esses setores”, considera Scabora.

Fazendo uma avaliação do primeiro mandato em que esteve como vice-prefeito de Maringá e comparando com a gestão atual, Scabora destaca que a experiência na vida pública contribuiu consideravelmente para melhorar a atuação política. “Hoje, no segundo mandato, estamos muito mais preparados e isso ajuda muito. Tivemos uma pandemia no meio do caminho, o que também nos deu muita experiência”.

Ele destaca que a cidade tem muitas obras em andamento, que deverão ser inauguradas ainda este ano. “São obras que trazem qualidade de vida para os maringaenses. Agora, o nosso maior desafio talvez seja na saúde, em função da pandemia, com as consultas especializadas, os exames, as cirurgias, que não puderem ser feitos durante a pandemia. Estamos trabalhando bastante para que a gente consiga dar agilidade. Outro grande desafio é a economia da cidade. Também estamos trabalhando bastante para que a gente consiga fortalecer as empresas que já estão em Maringá, atrair novas empresas e criar novos setores econômicos, como o turismo”, avalia.

Dentre os setores da economia que Maringá busca fomentar, o vice-prefeito cita a vertente tecnológica, que a administração tenta alavancar para transformar a cidade em referência.

“Nós criamos o parque de TI, num lugar maravilhoso, com praticamente todos os terrenos vendidos. É um setor econômico, que hoje gira em torno de R$ 2 bilhões. Nós conseguimos, fomentando esse setor, fazer com que eles passassem do sétimo setor em arrecadação para o terceiro. Eles geram empregos de alto valor agregado”, comemora.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação