Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de maio de 2024

Novo sistema de antenas reforçará internet em estações e túneis da Linha 5 do Metrô


Por Agência Estado Publicado 17/04/2024 às 11h21
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A Linha 5 (Lilás) do Metrô de São Paulo – que vai de Capão Redondo a Chácara Klabin, na zona sul da cidade – terá nos próximos meses um reforço relevante no sinal de internet móvel 4G e 5G dentro das estações e dos túneis. A concessionária responsável pela linha, a ViaMobilidade, fechou um acordo com a empresa de infraestrutura IHS Brasil e a operadora Vivo para instalar e ativar um conjunto de antenas específicas para o tráfego de dados em ambientes fechados.

Com isso, a conexão à internet será melhorada ao longo da rede. Até então, o sinal das antenas externas, colocadas no nível da rua, não conseguiam alcançar completamente os usuários no transporte subterrâneo.

A primeira instalação será na estação Campo Belo e replicada em todas as estações restantes em 12 a 18 meses. Quando pronto, o novo sistema deverá atender cerca de 630 mil pessoas diariamente.

“A linha 5 do Metrô de São Paulo tem 17 estações, 12 das quais são subterrâneas, com 12 quilômetros de túneis onde o sinal móvel não pode chegar sem um sistema de antena dedicado”, comentou o diretor operacional da IHS Brasil, Cassio Futuro. “Estamos implementando um sistema de última geração utilizando 5G e 4G para que os operadores de redes móveis possam fornecer os seus serviços a usuários finais em todo este sistema de transporte”, emendou.

O modelo escolhido para a operação foi o DAS (Sistema Distribuído de Antenas, na sigla em inglês), que permite que as operadoras conectem seus equipamentos e forneçam internet rápida para grandes ambientes internos como estações de metrô, aeroportos, shopping centers, hospitais, edifícios corporativos, entre outros locais onde existem barreiras físicas à propagação do sinal, como paredes de concreto e estruturas metálicas.

A solução é considerada por técnicos um dos projetos no modelo DAS mais modernos da América Latina. O valor do investimento não foi revelado pelas empresas. A infraestrutura DAS é de propriedade da IHS Brasil, que também será responsável por sua operação, manutenção e monitoramento por meio de seu Centro Operacional de Rede.

O conjunto de antenas internas será estrategicamente posicionado e conectado por cabos de fibra óptica, que ajudarão a prover e/ou expandir a cobertura da rede celular de 4G e 5G. Assim que instalada, a infraestrutura estará disponível para uso de todas as operadoras. A Vivo foi a primeira a aderir ao projeto com voz e dados. TIM e Claro também estão a caminho.

O diretor da ViaMobilidade, Antonio Marcio, afirmou que a necessidade de conexão nas dependências internas da linha fez com que a empresa buscasse uma solução que atendesse às demandas crescentes dos usuários do metrô.

O diretor de Planejamento de Redes da Vivo, Elmo Rocha, enfatizou que a tele será a primeira a aderir ao projeto, com oferta de 4G e 5G. “Este projeto é um exemplo do compromisso em oferecer a melhor conectividade aos clientes mesmo que estejam em ambientes desafiadores para cobertura, como túneis e estações de metrô”, afirmou.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Correios não recebem mais roupas para o RS; saiba quais produtos podem ser doados


Os Correios anunciaram que não estão mais recebendo doações de roupas para os desabrigados do Rio Grande do Sul. As…


Os Correios anunciaram que não estão mais recebendo doações de roupas para os desabrigados do Rio Grande do Sul. As…

Geral

Companhia de saneamento do RS recupera 65 de 67 de estruturas afetadas pelas chuvas


A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) informou nesta quinta-feira, 16, que já restabeleceu 65 das 67 estruturas severamente danificadas pelas…


A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) informou nesta quinta-feira, 16, que já restabeleceu 65 das 67 estruturas severamente danificadas pelas…

Geral

Risco de deslizamento em barragem coloca 6 cidades em alerta no RS; prefeituras evacuam áreas


Áreas ribeirinhas de seis cidades do Vale do Caí e Serra Gaúcha, no Rio Grande Sul, foram colocadas em alerta…


Áreas ribeirinhas de seis cidades do Vale do Caí e Serra Gaúcha, no Rio Grande Sul, foram colocadas em alerta…