Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

05 de julho de 2024

Casas são invadidas pela água durante temporal em Doutor Camargo


Por Victor Ramalho/CBN Maringá Publicado 02/03/2022 às 18h01 Atualizado 20/10/2022 às 14h50
Ouvir: 00:00
Foto: Reprodução/Colaboração/Ouvinte CBN Maringá

Foi uma chuva rápida. Durou menos de 30 minutos, mas foi o suficiente para deixar estragos em Doutor Camargo, município a 40 quilômetros de Maringá. Vídeos mostrando ruas da cidade alagadas rapidamente viralizaram pelas redes sociais.

De acordo com a Prefeitura da cidade, foram 100 milímetros de chuva em 25 minutos. O bairro mais afetado foi o Conjunto Residencial José Richa. Ao menos 16 imóveis foram invadidos pela água da chuva, segundo o prefeito de Doutor Camargo, Édilen Henrique Xavier (PSD). “Foi uma situação bem diferente para o nosso município, e para nossa região. Que foram afetados pelas fortes chuvas. […]. Deu na realidade, uma tromba d´água na nossa região. O bairro José Richa, foi feito com algumas falhas na época, falhas inclusive de engenharia. E a questão da drenagem da tubulação foi feita pequena, e não tem muito escoamento. E sempre quando chove, algumas ruas ficam mais ou menos com uma bacia. E quando vem a água e não tem o escoamento, ela acaba entrando nas casas das pessoas”, declara Xavier.

“Tentamos resolver, instalamos o que chamamos de valas, que são galerias que fizemos na rua. Para estar contendo a água antes dela chegar nessas ruas que acabam alagando. Mas, infelizmente com a chuva forte que tivemos, não teve escapatória. As valas não conseguiram absorver as águas, que acabaram alagando as casas da população”, diz.

Felizmente, ninguém ficou desabrigado. Ainda de acordo com o prefeito, Defesa Civil e Assistência Social realizam nesta quarta-feira, 2, um levantamento dos estragos deixados pela chuva. O objetivo é prestar a assistência necessária aos que tiveram seus imóveis afetados. “A prefeitura sempre vem dando assistência para esse pessoal, quando ocorre as fortes chuvas. A Sanepar está em processo de instalação da rede de esgoto. Mas por enquanto nesse bairro não tem ainda. Já foi feita a licitação. E eles estão em obras nesse local”, complementa.

“A prefeitura realiza a limpeza da fossa. Como a água transborda, a fossa fica toda inundada. E também ajuda a população com cestas básicas, as pessoas que precisam. E fizemos também, a relação de imóveis que foram estragados. […]. Para que possamos enviar para a Defesa Civil, para que eles possam ressarcir e cobrir o dano desses imóveis. A questão da lavagem e limpeza, a prefeitura irá auxiliar também”, finaliza.

LEIA TAMBÉM: Chuva intensa: avenida se transforma em ‘rio’ na região de Maringá; VÍDEO

Doutor Camargo não foi a única cidade da região afetada pelo temporal dessa terça-feira, 1º. Em Nova Esperança, também no noroeste, vários pontos da cidade foram alagados e ficaram sem energia. Casas também foram invadidas pela água.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação