Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

11 de maio de 2024

Consulta pública sobre colégios cívico-militares é prorrogada


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 29/10/2020 às 12h37 Atualizado 26/02/2023 às 02h21
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Foto: Ilustrativa/Divulgação

A proposta do Governo do Paraná é implantar 216 escolas no modelo cívico-militar no estado. As instituições que foram selecionadas para a implantação do novo modelo estão consultando pais, professores e funcionários. O plebiscito que terminaria nessa quarta-feira, 28, foi prorrogado até essa sexta-feira, 30.

Hoje, o Paraná tem 2.143 escolas na rede estadual de ensino, e apenas cinco colégios militares.

LEIA TAMBÉM – Maringá e região: Confira as escolas que poderão se tornar colégios cívico-militares

Em entrevista ao CBN Maringá 2ª Edição desta quarta-feira, 28, o secretário de Educação do Paraná, Renato Feder, disse que existe uma grande demanda por mais colégios militares ou com a gestão compartilhada, como é o caso dos colégios cívico-militares.

O secretário afirmou que a escola que decidir não adotar o novo modelo, segue no atual. E a opção de colégio cívico-militar será transferida para outra escola.

“Nós selecionamos escolas onde haverá opção para aquela família que não quer o modelo cívico-militar, para [o aluno] ir para uma escola próxima que não será cívico-militar. Uma cidade, por exemplo, que só tem uma escola não foi contemplada com o modelo justamente por perder o caráter democrático”, detalha o secretário.

Segundo a Secretaria de Educação do Paraná (Seed), mais de 48 mil pessoas votaram até a noite dessa quarta-feira, 28. Das 216 escolas selecionadas, 52 alcançaram quórum mínimo e a maioria foi a favor da mudança.

Durante esta quinta, 29, e sexta-feira, 30, as escolas continuarão com o processo de consulta pública. A comunidade escolar precisa ir presencialmente às instituições, entre às 8h e 20h. O resultado final será divulgado nessa sexta-feira.

Novo modelo

O modelo de escolas cívico-militares vai proporcionar mais aulas aos estudantes, aprimorando a qualidade do ensino. “Teremos aulas adicionais de Português, Matemática e Civismo, para estudar leis, Constituição Federal, papel dos três poderes, ética, respeito e cidadania. Os alunos vão estudar mais”, explica Feder. No Ensino Médio, haverá, ainda, a adição da disciplina de Educação Financeira.

Além de questões curriculares, outra mudança trazida pela nova modalidade de ensino, que será aplicada em escolas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, é a gestão compartilhada entre civis e militares.

O diretor-geral e o diretor auxiliar permanecem sendo civis e as aulas continuam sendo ministradas por professores da rede estadual, enquanto o diretor cívico-militar será responsável pela infraestrutura, patrimônio, finanças, segurança, disciplina e atividades cívico-militares.

Haverá, também, de dois a quatro monitores militares do Corpo de Militares Estaduais Inativos Voluntários (CMEIV), conforme o tamanho da escola.

Votação

Para votar é preciso apresentar um documento pessoal com foto, e a recomendação é que se leve a própria caneta. Os pais podem votar de acordo com o número de filhos matriculados no colégio. Se tem dois filhos, são dois votos, por exemplo.

“Uma vez que [os pais] foram consultados e houve opção pela mudança, a gente vai começar a seleção dos profissionais que vão trabalhar naquela escola e fazer as adequações, se precisar de reformas ou melhorias, para que a escola se torne cívico-militar. As aulas começam no ano que vem, no novo modelo.

E a Seed alerta para um falso link que daria acesso à consulta pública. A votação é apenas presencial.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Agricultura determina que doações internacionais ao RS tenham desembaraço mais ágil


O Ministério da Agricultura determinou que cargas provenientes de doações internacionais destinadas ao Rio Grande do Sul sejam facilitadas e…


O Ministério da Agricultura determinou que cargas provenientes de doações internacionais destinadas ao Rio Grande do Sul sejam facilitadas e…

Geral

Influenciadores mobilizam vaquinhas e arrecadam milhões para o RS; veja valores


Usando de sua influência e a confiança de seus seguidores para “fazer o bem”, vários influenciadores digitais têm criado campanhas…


Usando de sua influência e a confiança de seus seguidores para “fazer o bem”, vários influenciadores digitais têm criado campanhas…