Mais de 90% das cidades do Paraná não têm leitos de UTI


Por Luciana Peña/CBN Maringá

Mais de 90% das cidades paranaenses não possuem leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), revelou uma pesquisa do Grupo de Estudos e Pesquisa Ambiente, Sociedade e Geotecnologias, em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Em quase dois meses de trabalho, os estudos mostraram que 91,7% dos municípios paranaenses não têm UTI; que 57% das cidades não têm ventilador mecânico e que 36% não têm leito de nenhuma espécie. Os dados analisados são do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Brasil (DATASUS), do Ministério da Saúde.

Assim, caso a pandemia do novo coronavírus fuja do controle, nas cidades pequenas, o sistema de saúde das médias cidades correrá risco. Para o geógrafo Oséias da Silva Martinuci, as cidades polo possuem grande responsabilidade sobre a região em que estão inseridas. 

“Quando os casos de covid começarem a surgir nas cidades pequenas, toda a demanda delas irá para as grandes, como Maringá e, por isso, é preciso estar preparado. Isso pode representar o colapso do sistema de saúde, não só nessas cidades menores, mas também nas que estão encarregadas dos tratamentos”, afirmou.

Precisa sair de casa? Use Máscara. Clique aqui e saiba por que ela é importante.

Quer receber nossas principais notícias por Whatsapp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo! Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Sair da versão mobile