Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

01 de julho de 2024

Moradora de Apucarana completa 100 anos de idade nesta sexta


Por Redação GMC Online Publicado 05/04/2024 às 14h45
Ouvir: 00:00
image-21
Foto: Arquivo pessoal.

A aposentada Nicolina Irene, moradora da Vila Nova, em Apucarana (PR), completa 100 anos de idade nesta sexta-feira (05). Filha de lavradores, ela é natural do município de Brejo Santo, no sul do Ceará.

Dona Nica, como é carinhosamente chamada, é a segunda filha mais velha em uma família de 10 irmãos. Nascida no dia 5 de abril de 1924, às 15h00, ela se casou aos 23 anos de idade, teve quatro filhos, sendo que dois acabaram falecendo ainda recém-nascidos, restando os filhos Francisco e Flávio. Nicolina ficou viúva aos 42 anos de idade e nunca mais se casou. Ela tem três netos e uma bisneta.

“O tempo foi passando, e eu só trabalhava, pensava em ensinar os filhos a trabalharem também, foi passando de ano em ano, e quando eu vi, cheguei aos 100 anos”, conta dona Nicolina.

A aposentada ainda é lúcida, no entanto, quase não enxerga mais. Quando perguntada qual é o segredo para chegar até os 100 anos de idade com lucidez, ela é enfática.

“Eu não sei explicar. Agradeço muito a Deus por chegar aos 100 anos de idade, e se eu ainda enxergasse, estaria andando pra todo lado”, brinca.

A neta Grasi Alves afirma que a família tem muito apreço pela avó e que eles não veem a vida sem a avó.

“Eu não vejo a minha vida sem ela, ela sempre esteve presente. aí depois de um determinado tempo ela passou a morar na casa dos meus pais, com a gente, então eu não consigo perceber a minha vida sem ela, ela sempre faz parte”, afirma.

Grasi também conta que se sente privilegiada por conviver com a avó ao longo de todo esse tempo.

“Para mim é um grande privilégio ter uma pessoa com uma riqueza histórica, de uma sabedoria imensa e que é uma intercessora nossa aqui na Terra. Uma mulher de coração muito bom, muito sofrida na vida, mas que a todo momento carrega um sorriso no rosto, sabe, então é muito gratificante poder conviver com ela e aprender”, conta.

Dona Nicolina afirma que, para ela, para ter uma vida tão longeva a fé é fundamental.

“Se apegar com Deus, ir sempre à igreja, crer no Evangelho e saber que a gente vive porque Deus determina. É ele quem é dono de tudo”, finaliza.

Com informações do TNOnline.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação