Moradora de Apucarana completa 100 anos de idade nesta sexta


Por Redação GMC Online
image-21
Foto: Arquivo pessoal.

A aposentada Nicolina Irene, moradora da Vila Nova, em Apucarana (PR), completa 100 anos de idade nesta sexta-feira (05). Filha de lavradores, ela é natural do município de Brejo Santo, no sul do Ceará.

Dona Nica, como é carinhosamente chamada, é a segunda filha mais velha em uma família de 10 irmãos. Nascida no dia 5 de abril de 1924, às 15h00, ela se casou aos 23 anos de idade, teve quatro filhos, sendo que dois acabaram falecendo ainda recém-nascidos, restando os filhos Francisco e Flávio. Nicolina ficou viúva aos 42 anos de idade e nunca mais se casou. Ela tem três netos e uma bisneta.

“O tempo foi passando, e eu só trabalhava, pensava em ensinar os filhos a trabalharem também, foi passando de ano em ano, e quando eu vi, cheguei aos 100 anos”, conta dona Nicolina.

A aposentada ainda é lúcida, no entanto, quase não enxerga mais. Quando perguntada qual é o segredo para chegar até os 100 anos de idade com lucidez, ela é enfática.

“Eu não sei explicar. Agradeço muito a Deus por chegar aos 100 anos de idade, e se eu ainda enxergasse, estaria andando pra todo lado”, brinca.

A neta Grasi Alves afirma que a família tem muito apreço pela avó e que eles não veem a vida sem a avó.

“Eu não vejo a minha vida sem ela, ela sempre esteve presente. aí depois de um determinado tempo ela passou a morar na casa dos meus pais, com a gente, então eu não consigo perceber a minha vida sem ela, ela sempre faz parte”, afirma.

Grasi também conta que se sente privilegiada por conviver com a avó ao longo de todo esse tempo.

“Para mim é um grande privilégio ter uma pessoa com uma riqueza histórica, de uma sabedoria imensa e que é uma intercessora nossa aqui na Terra. Uma mulher de coração muito bom, muito sofrida na vida, mas que a todo momento carrega um sorriso no rosto, sabe, então é muito gratificante poder conviver com ela e aprender”, conta.

Dona Nicolina afirma que, para ela, para ter uma vida tão longeva a fé é fundamental.

“Se apegar com Deus, ir sempre à igreja, crer no Evangelho e saber que a gente vive porque Deus determina. É ele quem é dono de tudo”, finaliza.

Com informações do TNOnline.

Sair da versão mobile