Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Prefeituras do Paraná reabrem aos poucos o comércio


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 04/04/2020 às 17h30 Atualizado 23/02/2023 às 13h21
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O comércio de um modo geral foi afetado com as restrições do isolamento social. Mas aos poucos alguns setores são autorizados a abrir novamente, seguindo as recomendações técnicas de distanciamento e higiene.

Em Paiçandu, um decreto autorizou a partir de segunda-feira, 6, a prestação de serviços de manicure, cabeleireiro entre outros na área estética. O mesmo decreto autorizou o funcionamento de clínicas odontológicas.

No caso destes prestadores de serviço, será obrigatório o registro de dados do cliente como RG, CPF e telefone, além do horário em que foi atendido.

O decreto também autorizou restaurantes a entregarem refeição no local, mas apenas para duas pessoas de cada vez.

Lojas de conveniência de postos de combustíveis também poderão abrir. O consumo dentro dos estabelecimentos é proibido, com multa de R$ 300 para o cliente e R$ 1 mil para o proprietário.

O comércio varejista e atacadista de produtos de limpeza também poderá funcionar a partir de segunda-feira.

Mas isso caso nada mude até lá. O prefeito de Paiçandu, Tarcísio Marques, disse que uma reunião técnica neste sábado, 4, vai reavaliar o decreto. 

Em Mandaguari a prefeitura entrou em um acordo com a associação comercial da cidade e autorizou a abertura do comércio a partir de segunda-feira em meio período, das 12h às 18h.

A determinação é que as lojas funcionem até quinta-feira para uma avaliação diária. Será uma espécie de experiência para analisar o comportamento das pessoas e os riscos associados. As normas de segurança e higiene serão rígidas, devendo ser adotadas por funcionários e consumidores.

Na região oeste, Cascavel também se prepara para a reabertura gradativa do setor de comércio e serviços. Uma cartilha foi lançada para informar a todos o que abre e o que fecha e como denunciar as irregularidades.

No site da CBN Cascavel é possível acompanhar a entrevista coletiva do prefeito Leonaldo Paranhos falando sobre as medidas adotadas. Ele chama a atenção para a responsabilidade individual de todos os cidadãos. 

Em Cascavel, poderão abrir, a partir do dia 7, clínicas médicas e odontológicas, estúdios de pilates, clínicas veterinárias, mas não pet shops.

Lojas comerciais de um modo geral podem abrir, mas com limite de 9 funcionários. Restaurantes podem abrir com 50% da capacidade. Feira do pequeno produtor pode atender no sistema drive thru.

Agências bancárias e lotéricas funcionam por agendamento ou no sistema de autoatendimento.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação