Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

04 de julho de 2024

Projeto dá desconto no IPTU para quem emplacar veículos em Sarandi


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 20/09/2021 às 16h44 Atualizado 20/10/2022 às 16h55
Ouvir: 00:00
Imagem Ilustrativa | Foto: Arquivo/AEN

Muita gente mora em Sarandi, mas trabalha em outras cidades, como Maringá. Por isso, estima-se que muitos veículos, de moradores de Sarandi, sejam emplacados em outras cidades.

Esse número é importante porque é com base nele que a Secretaria de Fazenda do Paraná vai destinar metade da arrecadação com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

  • Clique aqui e receba as notícias do GMC Online pelo Whatsapp.

Foi pensando nisso que o vereador Eunildo Zanquim, o Nildão, presidente da Câmara Municipal de Sarandi, apresentou um projeto de lei dando desconto no IPTU para proprietários de veículos emplacados no município. O valor do desconto é de 50% do IPVA pago pelo contribuinte.

O projeto foi aprovado em primeira discussão e será votado nesta segunda-feira, 20, em segunda discussão.

O vereador diz que o objetivo é incentivar o morador a emplacar ou transferir o veículo para a cidade, evitando a fuga tributária. “Muita gente reside em Sarandi e tem seus veículos de placas com outras cidades. Por isso, pensamos em dar 50% de desconto no primeiro IPTU do ano seguinte, para que o cidadão transfira. O objetivo é fomentar a arrecadação, pois parte do IPVA volta para o município e poderemos investir na cidade”, afirmou.

De acordo com dados de julho do Detran Paraná, Sarandi tem um frota total de 64.304 veículos. O Código Brasileiro de Trânsito, no artigo 123, diz que é obrigatória a expedição de um novo Certificado de Registro de Veículo quando o proprietário mudar de município. Em tese, todos os moradores de Sarandi, que possuem veículo, são obrigados a registrar o automóvel na cidade. Caso contrário, a punição é uma multa de R$ 88,38 e quatro pontos na carteira de habilitação.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação