Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

29 de junho de 2024

Vestibular da UFPR acontece neste domingo em cinco cidades do Estado


Por Victor Ramalho/CBN Maringá Publicado 11/02/2022 às 11h36 Atualizado 20/10/2022 às 13h23
Ouvir: 00:00
Foto: Ilustrativa/André Filgueira/Divulgação/UFPR

O vestibular 2021/2022 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) começa às 14h deste domingo, 13, com as provas sendo aplicadas em Curitiba, Apucarana, Toledo, Palotina e Matinhos. Os portões serão abertos às 12h30, com 1h30 de antecedência ao início da prova, e fechados às 13h30.

Neste ano, o vestibular ocorrerá em fase única, exceto para o curso de Música, que terá prova de conhecimentos específicos na segunda-feira, 14. 

O comprovante de ensalamento já está disponível no site do Núcleo de Concursos da UFPR (clique aqui para acessar). A recomendação da instituição é que os candidatos levem o comprovante de ensalamento impresso e verifiquem antecipadamente os locais de prova para evitar atrasos. A apresentação de documento de identidade com foto recente (ou fotocópia do documento autenticada em cartório) e o uso de máscara são obrigatórios.

Conforme informações da UFPR, em 2022 o vestibular recebeu as inscrições de 42.598 estudantes. Serão ofertadas 5.340 vagas em 125 cursos de graduação. Metade das vagas é destinada para ampla concorrência e a outra metade para candidatos que fizeram o ensino médio integralmente em escolas públicas.

Ao todo, serão 40 locais de prova nas cinco cidades e 4.543 colaboradores atuando na realização do processo. Serão 60 questões objetivas e uma prova de compreensão e produção de textos, composta de um texto dissertativo-argumentativo sobre tema atual.

De acordo com o regulamento, os candidatos só poderão deixar as salas após 1h30 do início da prova – ou seja, a partir das 15h30. Apenas os candidatos que deixarem o local de provas após às 17h poderão levar o caderno de provas. 

Para evitar aglomerações, será utilizada apenas 70% da capacidade física das salas de prova. O uso de máscara é obrigatório. Também por questões de biossegurança, não será permitido aos candidatos alimentarem-se durante a prova – exceto aqueles que, por recomendação médica, apresentaram autorização especial à organização do concurso. A ingestão de água é permitida, mas não será autorizado o uso de bebedouros nos locais de prova.

Veja outras matérias na CBN Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação