Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Cinco são presos em Maringá por fraude milionária no Auxílio Emergencial


Por Fábio Guillen e Monique Manganaro Publicado 24/11/2021 às 17h46 Atualizado 20/10/2022 às 23h47
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Foto: Divulgação PF

Cinco pessoas foram presas em Maringá, na manhã desta quarta-feira, 24, por envolvimento em uma fraude milionária no Auxílio Emergencial do Governo Federal. A operação foi conduzida pela Polícia Federal (PF) em sete cidades brasileiras. Em Maringá, uma das prisões foi de um casal no Jardim Colina Verde. Os suspeitos ostentavam uma vida de luxo, segundo a PF. 

  • Clique aqui e receba as notícias do GMC Online pelo WhatsApp

As operações Vida Fácil I e Vida Fácil II movimentaram policiais pela cidade logo pela manhã. Os mandados, segundo a Polícia Federal, foram expedidos pela 2ª Vara da Justiça Federal de Araçatuba (São Paulo). Aproximadamente 210 policiais federais estão cumprindo 17 mandados de prisão preventiva e 54 mandados de busca e apreensão em Araçatuba, Bauru (SP), Marília (SP), Birigui (SP), São José do Rio Preto (SP), Anápolis (GO) e em Maringá. 

A ação desencadeada pela PF investiga fraudes de aproximadamente R$ 10 milhões em pagamentos do Auxílio Emergencial. As investigações começaram em Araçatuba no começo deste ano após informações indicarem que várias pessoas foram identificadas em diversos auxílios emergenciais fraudados. 

De acordo com a PF, foi possível confirmar que duas organizações criminosas especializadas em furto mediante fraude, com base em Birigui, estavam agindo não apenas na região de Araçatuba, mas também em outros estados do País. 

“Os líderes dos grupos criminosos ostentavam alto padrão de vida, adquirindo veículos de luxo e imóveis. Pelos elementos até então obtidos é possível estimar que os prejuízos aos cofres públicos sejam superiores a R$ 10 milhões. A pedido da PF, a Justiça Federal decretou, além das buscas e prisões, o bloqueio de bens e valores dos investigados objetivando garantir a restituição dos valores desviados para os cofres públicos”, explicou a PF.

Os suspeitos presos nas operações podem ser indiciados por furto mediante fraude praticados por meio de dispositivo eletrônico ou informático, e associação criminosa. Em caso de condenação, a pena máxima pode chegar a 16 anos de prisão. 

Segundo a Polícia Federal, os nomes das Operações Vida Fácil I e Vida Fácil II remetem ao comportamento dos investigados que, sem apresentar vínculos de trabalho lícito e por meio de fraudes e desvios de benefícios assistências, desfrutavam de uma “vida fácil”.

Foto: Divulgação PF

Com informações da Comunicação Social Polícia Federal em Araçatuba/SP.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Caso de jovem morto após deixar sauna gay em SP é investigado pela Polícia Civil


Um homem de 23 anos morreu em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em São Paulo após ser resgatado, sem…


Um homem de 23 anos morreu em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em São Paulo após ser resgatado, sem…