Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

06 de agosto de 2024

MP move ação contra Cascavel por falta de transporte de pacientes psiquiátricos


Por Redação GMC Online Publicado 06/08/2024 às 10h56
Ouvir: 00:00
Foto: Ilustrativa/Arquivo GMC Online.

O Ministério Público do Paraná ajuizou ação civil pública para que Cascavel, no Oeste do estado, cumpra a obrigação legal de transportar pacientes psiquiátricos para internação em outras cidades. A 9ª Promotoria de Justiça da comarca, responsável pela ação, constatou que mais da metade das vagas disponibilizadas pela Central de Leitos aos pacientes de Cascavel é perdida por falta de efetividade do sistema de transporte dos pacientes.

Embora o Município disponha de 12 ambulâncias, não tem equipes suficientes para fazer o transporte, nem dispõe de estrutura e pessoal para contenção dos pacientes que seguirão para internamento involuntário. Somente no segundo semestre de 2022, foram perdidas 100 vagas por falta de transporte dos pacientes, o que é dever do Município.

O MPPR requer na ação que o Município de Cascavel seja obrigado a apresentar um Plano de Ação “que contemple soluções aos problemas apresentados, indicando quando e em que quantidade serão ampliadas as ambulâncias do tipo A e as correspondentes equipes, de forma a assegurar o transporte dos pacientes aos leitos em tempo hábil”, bem como “qual será o local e quais serão as equipes designadas para promover a condução e a contenção forçada dos pacientes psiquiátricos eletivos para internações involuntárias, pelo tempo necessário para que a Central Estadual de Regulação de Leitos Psiquiátricos realize a busca e disponibilização dos leitos”.

Com informações do Ministério Público do Paraná (MP-PR).

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação