Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

17 de junho de 2024

PF de Campinas cumpre mandados em Maringá contra quadrilha suspeita de contrabandear cigarros


Por Monique Manganaro Publicado 28/06/2022 às 13h10 Atualizado 21/10/2022 às 02h04
Ouvir: 00:00
Foto: Ilustrativa/Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) de Campinas (SP) deflagrou na manhã desta terça-feira, 28, uma operação para cumprir mandados contra integrantes de uma quadrilha suspeita de envolvimento com o contrabando de cigarros. A Operação Smog cumpre cinco mandados de busca e apreensão em Maringá. 

A investigação contra o grupo começou depois que seis pessoas foram presas em flagrante em Hortolândia (SP), em maio deste ano, transportando grande quantidade de cigarros contrabandeados do Paraguai. 

O levantamento de informações sobre veículos e outros suspeitos que estariam envolvidos com o grupo levou os policiais à identificação de novas pessoas, inclusive jurídicas, de acordo com a PF. Os nomes levantados, suspeitos de participação na distribuição de cigarros estrangeiros ilegais no interior de São Paulo, tinham endereços em Maringá. 

As investigações continuaram e, nesta terça-feira, policiais federais estão nas ruas para cumprir cinco mandados de busca e apreensão em Maringá, todos expedidos pela 9ª Vara Federal de Campinas. Além dos mandados, a Justiça pediu bloqueio judicial de 13 veículos que seriam utilizados nas ações da quadrilha. 

LEIA TAMBÉM – Dois adolescentes suspeitos de matar morador de Sarandi a pauladas são apreendidos

Conforme a Polícia Federal, os envolvidos podem responder contrabando e associação criminosa, cujas penas podem chegar a oito anos de prisão.

O nome da operação é uma junção das palavras “fumaça” e “nevoeiro”, em inglês (smoke + fog), fazendo alusão ao principal produto contrabandeado e à tentativa dos suspeitos de ocultar as participações após o flagrante, segundo a PF. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Disponibilidade hídrica: Pós-Graduação IAC traz resultados inéditos em aplicativo gratuito


A Pós-Graduação em Agricultura Tropical e Subtropical do Instituto Agronômico (PG-IAC) completa 25 anos em 2024 com uma pesquisa que…


A Pós-Graduação em Agricultura Tropical e Subtropical do Instituto Agronômico (PG-IAC) completa 25 anos em 2024 com uma pesquisa que…