Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

08 de julho de 2024

Maringá inicia testes com asfalto ecológico


Por Victor Ramalho/CBN Maringá Publicado 19/05/2022 às 18h37 Atualizado 20/10/2022 às 22h36
Ouvir: 00:00
Foto: Victor Ramalho/CBN Maringá

A Prefeitura de Maringá começou a fazer os testes com asfalto ecológico. A novidade havia sido apresentada na semana passada. E agora, chegou a hora dos testes. Na tarde desta quinta-feira, 19, um trecho da avenida Joubert de Carvalho, no cruzamento com a avenida Paraná, começou a receber o chamado ‘asfalto ecológico’. O trânsito na via foi fechado em meia-pista, com agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) auxiliando na gestão do tráfego.

A composição é parecida com a do asfalto tradicional, mas é mais resistente e sustentável, por levar o pó de borracha triturado, que é extraído de pneus que não estão mais em uso. A borracha torna o asfalto mais resistente, por absorver melhor o impacto, como explica o secretário de Infraestrutura de Maringá, Coronel Cardozo.

“O asfalto ecológico, na sua composição, traz resíduos de pneus, em especial de tratores e caminhões, fazendo quem que o produto final seja mais flexível e trazendo maior durabilidade. Diminuindo com isso as ondulações na pista, as fissuras, buracos e, por consequência, mais economia aos cofre públicos”, disse o secretário.

A escolha pela Joubert de Carvalho para iniciar os testes se deve ao fato do trânsito intenso na região, que conta também com a passagem de veículos pesados, como caminhões e ônibus, o que faz com que o asfalto no trecho esteja bastante acidentado. Se o resultado for positivo, o novo pavimento será incluído nas futuras licitações de recapeamento em toda a cidade.

“Justamente por que é um trecho de muito trânsito. […] O teste nesse trecho é, justamente, para buscarmos um resultado final da efetividade do asfalto-borracha, justamente com relação às marcações, ondulações e buracos”, disse.

A expectativa é que a pavimentação no trecho esteja concluída até a próxima terça-feira, 24.

Veja outras matérias na CBN Maringá. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação