Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Uvenorte será oficialmente lançada em fórum em Maringá


Por Chrystian Iglecias Publicado 24/07/2019 às 16h46 Atualizado 23/02/2023 às 15h10
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A região norte do estado do Paraná tem uma nova associação com atuação política-social. Em março deste ano, foi fundada a Uvenorte, isto é, a União regional de Câmaras, Vereadores e Gestores Públicos do Norte do Paraná. A entidade é vinculada à União de Câmaras, Vereadores e Gestores Públicos do Paraná (Uvepar) e à União dos Vereadores do Brasil (UVB).

A Uvenorte é formada microrregiões da Uvepar e abriga as regiões de Maringá, Paranavaí, Apucarana e Cornélio Procópio. O evento de lançamento da nova associação está marcado para o dia 7 de agosto, seguindo até o dia 9. Uma das presenças mais ilustres do 1º Fórum pela Eficiência das Câmaras Municipais será a do ex-prefeito de Maringá, Sílvio Barros, que irá ministrar uma palestra sobre desenvolvimento sustentável às 14h15 do dia 8.

O evento será realizado no Hotel Thomasi, e as inscrições para participar do lançamento da Uvenorte custam R$ 890 por pessoa. A inscrição pode ser realizada através do site oficial da associação.

De acordo com o vice-presidente da Uvenorte, Diego Matheus Sanches, 30, o objetivo da entidade é fortalecer as câmaras de vereadores da região norte do estado, já que, de acordo com Sanches, “acreditamos que com o Legislativo mais forte e preparado, a cidade se desenvolve melhor e a população sai ganhando”.

“Temos por objetivo a propagação da ideia, doutrina e concepção municipalista na defesa do Regime Democrático como forma de organização político-social do país, bem como na valorização das Câmaras Municipais, com a promoção de estudos, pesquisas, análises, aperfeiçoamento e capacitação dos agentes políticos, administrativos e gestores públicos com o fim de promover a participação, idealização e apoio na iniciativa de projetos que visem oferecer e fomentar soluções aos desafios públicos e sociais”, afirmou o vice-presidente.

Em contato com o portal GMC Online, Diego Matheus Sanches revelou o principal pilar da estratégia da Uvenorte para tornar o poder legislativo do norte do Paraná mais eficiente: a formação.

“O vereador quando se elege, na maioria das vezes é porque ele representa uma parcela da população. Um bairro, um setor de trabalho, uma associação… mas não necessariamente ele entende como analisar um orçamento, como discutir um plano diretor, como analisar mudanças na lei orgânica, entre outras tarefas”, comentou Sanches.

Para o vice-presidente da associação, uma melhoria a ser feita no poder legislativo é no portal da transparência. Segundo ele, é preciso facilitar o acesso da população.

“O legislativo tem que ter um portal da transparência bom, realmente transparente, que a população consiga ter acesso aos dados sem ter que fazer cadastro, numa linguagem acessível, e não numa linguagem só para contador entender. E ao mesmo tempo o legislativo tem que fiscalizar o portal da transparência do executivo. Podemos criar ações em conjunto, trazer um profissional pra fazer essa análise dos portais da transparência e ajudar as câmaras”, opinou.

A Uvenorte possui uma diretoria composta por nove vereadores e, segundo Sanches, a ideia é que a associação vá se moldando conforme o tempo.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação