Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

Vereador quer criar ‘faltômetro’ para controlar presença em consultas


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 05/05/2020 às 11h45 Atualizado 23/02/2023 às 04h38
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Um vereador de Maringá quer criar o faltômetro nas unidades de saúde. O equipamento seria uma espécie de medidor para saber quantos pacientes estão faltando às consultas especializadas ou exames agendados em determinada unidade.

O efeito seria mais educativo, uma espécie de puxão de orelha no usuário do SUS que falta às consultas sem avisar.

Quando o paciente avisa, o sistema consegue passar a consulta ou exame adiante para o próximo da fila. Quando não avisa, há perdas para todos os lados. O paciente que poderia ser atendido fica mais tempo na fila.

O município, segundo o vereador autor do projeto, William Gentil (PTB), paga para o profissional que ficou à disposição para atender o paciente que não apareceu. “A prefeitura, atendendo esse paciente ou não, é obrigada a pagar por esse procedimento”, explica Gentil. 

A ideia é que o faltômetro fique em exposição nas unidades de saúde em locais de grande circulação. O projeto está na pauta de votação desta terça-feira, 5, na Câmara Municipal de Maringá.

O vereador não informou no projeto qual o percentual de faltas às consultas hoje e se a situação é ainda um problema no sistema de saúde.

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Maringá disse que o Executivo não comenta projetos do Legislativo e que neste momento de pandemia houve uma redução nas consultas e exames eletivos sem urgência, portanto, um número estimado não seria real.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação