Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

17 de julho de 2024

Principais bolsas da Europa caem em meio a forte queda de ações de semicondutores


Por Agência Estado Publicado 17/07/2024 às 07h10
Ouvir: 00:00

Por Sergio Caldas

São Paulo, 17/07/2024 – As principais bolsas europeias operam em baixa na manhã desta quarta-feira, mantendo o tom negativo da semana, em meio a uma forte queda de ações de semicondutores e enquanto investidores assimilam dados de inflação da zona do euro e do Reino Unido.

Por volta das 6h50 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 caía 0,50%, a 514,78 pontos. Apenas o subíndice de tecnologia amargava perdas de 2,85%.

O mau humor no setor de tecnologia veio após relatos de que o governo dos EUA está considerando aplicar as restrições comerciais mais severas disponíveis se empresas de chips como a ASML Holding e a Tokyo Electron continuarem dando à China acesso à tecnologia avançada de semicondutores.

Em Amsterdã, a ASML tombava 7,50% no horário acima, arrastando outros fabricantes de semicondutores holandeses, caso da ASM International (-4,8%) e da BE Semiconductor (-3,4%).

Mais cedo, foram divulgados números europeus de inflação ao consumidor (CPI).

Na zona do euro, confirmou-se que a taxa anual do CPI desacelerou para 2,5% em junho, um dia antes de o Banco Central Europeu (BCE) anunciar decisão de política monetária. O BCE, no entanto, sinalizou nas últimas semanas que provavelmente deixará seus juros inalterados neste mês, depois de cortá-los pela primeira vez em quase cinco anos no começo de junho, uma vez que certos componentes da inflação seguem persistentemente elevados.

Já no Reino Unido, o CPI anual ficou em 2% em junho, repetindo o nível de maio, mas contrariando previsão de que desaceleraria a 1,9%. A inflação britânica acima do esperado impulsionou a libra.

Às 7h06 (de Brasília), a Bolsa de Londres caía 0,05%, a de Paris recuava 0,20%, a de Frankfurt cedia 0,27% e a de Madri se mantinha estável. Já as de Milão e Lisboa subiam 0,09% e 0,33%, respectivamente.

Contato: sergio.caldas@estadao.com

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Fed/Williams: cortes de juros estão próximos, mas ainda não estamos prontos para reduzi-los


O presidente do Federal Reserve (Fed) de Nova York, John Williams, disse que cortes de juros podem ser garantidos nos…


O presidente do Federal Reserve (Fed) de Nova York, John Williams, disse que cortes de juros podem ser garantidos nos…

Economia

População mais pobre não compra dólar, mas sim comida, diz Lula a empresários


Em reunião com empresários da indústria de alimentos no Palácio do Planalto na tarde desta terça-feira, 16, o presidente Luiz…


Em reunião com empresários da indústria de alimentos no Palácio do Planalto na tarde desta terça-feira, 16, o presidente Luiz…