Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

06 de maio de 2024

Procon flagra 38 kg de alimentos em 118 embalagens irregulares em supermercados de Maringá


Por Brenda Caramaschi/CBN Maringá Publicado 24/04/2024 às 14h55
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O Procon flagrou 38 quilos de alimentos em 118 embalagens irregulares, durante vistoria realizada nessa terça-feira, 23, em dois supermercados de Maringá: um na Avenida Colombo e outro na Zona 4. Foram encontrados queijos, linguiças e peixes em situação irregular.

image-73-5
Foto: Procon

Havia oito embalagens de linguiça com bolor, queijos com a data de validade vencida e com a embalagem estufada, além de bandejas de bacalhau com a embalagem aberta.

Foi feito um auto de constatação na hora, assinado pelo gerente do estabelecimento que acompanhou toda a vistoria. Posteriormente, será feito um auto de infração, com multa a ser calculada pelo setor de Fiscalização, conforme tipo do problema, tamanho do estabelecimento e se é reincidente ou não. No começo do mês, uma operação integrada com Procon e Vigilância Sanitária, apreendeu 350 quilos de alimentos irregulares num supermercado na Zona Norte da cidade.

Edjalma Alves, coordenador do Procon, diz que as vistorias foram feitas depois de denúncias e encoraja o consumidor a denunciar quando encontrar alguma irregularidade:

O Procon sempre orienta a importância do consumidor fazer as denúncias. Porque foi a partir dessas denúncias que o Procon pode chegar ao estabelecimento e identificar essas regularidades. Não adianta nada o consumidor às vezes ir para as redes sociais, cobrar a fiscalização de um ou outro supermercado, mas não formalizar essa denúncia aqui no Procon. Porque a partir dessa denúncia que nós temos o poder de investigação, o poder de fiscalização […]. Então, nos reforçamos que os consumidores podem fazer as suas denúncias pelos canais do Procon, pelo 151, ou pessoalmente no Procon, ou até mesmo pelo WhatsApp da fiscalização, que sempre estão dispostos nas nossas redes sociais.

[…] Salientando pelos nossos ouvintes que, nesse mês, nós já fizemos três vistorias em supermercados, várias notificações orientativas e só de apreensão de produtos. Chegamos a um total de 400 quilos de produtos com prazo de validade vencida produtos impróprios para o consumo. […] O consumo desse produto irregular pode causar um dano irreparável à saúde do consumidor, inclusive adoecê-lo ou mesmo em casos mais graves até levá-lo à morte. Então nós orientamos sim que o consumidor busque o PROCON, faça suas denúncias para que nós possamos estar sempre protegendo a população desses produtos que estão fora do prazo de validade e com situação irregular.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação