Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de maio de 2024

Trabalho e liberdade


Por Gilson Aguiar Publicado 19/02/2019 às 11h30 Atualizado 20/02/2023 às 03h36
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Todos falam em liberdade. Todos querem ser livres. Reivindicamos o direito de fazer o que queremos sem dar satisfação. A autonomia desejada e sonho comum. Mas quantos estão dispostos a pagar por isso? Ser livre tem um preço.

Na sociedade contemporânea quase tudo está à venda. O que não se compra diretamente, tem seu valor associado a alguma outra coisa. Nossos desejos estão mercantilizados e o pagamento da satisfação coloca limite no sonho de ser livre.

Em passado não muito distante, de duas gerações, ainda se tinha claro que para se ter liberdade é preciso ter renda própria. Arrumar um trabalho, se manter, era o passo inicial para a independência. Contudo, aquele que se aventurava a liberdade pagando suas contas sabia que teria limitações nas aquisições dos sonhos. Ninguém saia de casa, rompia dependência, para ter uma renda maior do que a tinha com a dependência.

Agora, estamos vivendo uma falsa ideia que a independência não está associada a autonomia financeira. A renda alheia se tornou uma obrigação para se manter a liberdade. O dependente quer usufruir de tudo o que o mercado oferece, mas não está disposto a bancar o custo dos próprios desejos.

Não podemos esquecer jamais que o trabalho e a renda são os fatores da autonomia humana. O potencial de ganho é um dos fatores que dá a cada um o valor social de prestígio. A maturidade deve ser acompanhada da emancipação econômica. Se queremos a responsabilidade ela deve ter sempre o peso do custo da liberdade.

 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Polícia é acionada e duto que transferia água de condomínio para avenida em Pelotas é retirado


Um sistema de drenagem instalado em um condomínio do município de Pelotas, no Rio Grande do Sul, para escoar a…


Um sistema de drenagem instalado em um condomínio do município de Pelotas, no Rio Grande do Sul, para escoar a…

Geral

Moraes suspende resolução do CFM que dificulta aborto em casos de estupro


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu nesta sexta-feira, 17, uma resolução do Conselho Federal de…


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu nesta sexta-feira, 17, uma resolução do Conselho Federal de…