Porto Rico decide fechar rampas náuticas no feriado de Páscoa para evitar aglomerações


Por Monique Manganaro
Prainha de Porto Rico com moradores à margem do Rio Paraná.
Porto Rico é uma das principais cidades turísticas do noroeste paranaense. Foto: Arquivo/AEN

A Prefeitura de Porto Rico (a 170 quilômetros de Maringá) decidiu fechar as rampas náuticas que dão acesso às praias de água doce, às margens do Rio Paraná, durante o feriado prolongado de Páscoa. A medida, imposta por meio de decreto municipal, tem o objetivo de coibir o acesso de turistas e moradores, evitar aglomerações e diminuir a disseminação do coronavírus. 

Segundo informações da prefeitura, as rampas serão fechadas às 12h desta quinta-feira, 1º, véspera do feriado, e só serão reabertas na segunda-feira, 5. “Os donos de embarcações terão até às 20h de quinta-feira para retirarem as embarcações do rio. Após esse horário, somente na próxima segunda-feira, quando as rampas serão abertas novamente”, determinou o decreto.

A decisão da Prefeitura de Porto Rico ocorre após conversas com prefeitos da região. Conforme informou o prefeito Ulisses Maia nesta quarta-feira, 31, a própria Prefeitura de Maringá estava preocupada com a ida dos maringaenses às prainhas do noroeste durante o feriadão.

“Conversamos diversas vezes com o prefeito de Porto Rico, Alvaro de Freitas Netto, para trabalharmos juntos contra o vírus, evitando turistas e aglomerações. Neste final de semana que teremos o fechamento total em Maringá, as rampas do Porto estarão FECHADAS!!”, escreveu Maia no Twitter.

Além de Porto Rico, Marilena e São Pedro do Paraná também decidiram fechar os acessos às prainhas do Rio Paraná. O prefeito de Porto Rico, Álvaro de Freitas Neto, disse que o decreto que estabelece o fechamento das rampas é conjunto, das três cidades.

A Prefeitura de Porto Rico ainda destacou, em nota, que fiscais vão trabalhar durante todo o feriado para, inicialmente, acompanhar a retirada de embarcações das rampas, e depois garantir que a população siga as regras do decreto em vigor. 

“Continuam proibidos o transporte particular ou comercial de passageiros em embarcações para as prainhas e os passeios de barcos nas áreas de preservação ambiental”, acrescentou o comunicado. 

Restaurantes e lanchonetes da cidade vão poder trabalhar até às 22h durante o feriado. O comércio essencial permanece aberto. 

Cidade turística

Porto Rico é uma das principais cidades turísticas do noroeste paranaense e destino de muitos moradores da região nos feriados. Desde o início da pandemia de covid-19, a preocupação com a aglomeração de turistas no município é constante. 

Em setembro do ano passado, mesmo em meio às regras de distanciamento social, o feriado da Independência deixou a cidade lotada. À época, a prefeitura calculava que a cidade recebeu de 15 a 18 mil turistas durante o “7 de setembro”. 

E claro: houve aglomerações nas prainhas do município. Vídeos que circularam pela internet assustaram pelo risco à saúde pública – assista abaixo. Mas os jovens que aparecem nas imagens não demonstravam nenhuma preocupação.

CONTINUE LENDO – Com 18 mil turistas, Porto Rico registra aglomerações neste fim de semana
Sair da versão mobile