Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

27 de abril de 2024

Estação Espacial poderá ser vista no céu de Maringá; saiba quando


Por Nailena Faian Publicado 11/03/2019 às 18h37 Atualizado 20/02/2023 às 12h36
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A Estação Espacial Internacional (ISS) passará por Maringá e poderá ser vista no céu nesta segunda (11), terça (12) e quarta-feira (13) de acordo com o Heavens Above. A estação é um laboratório espacial que orbita a terra e, em determinados momentos, pode ser vista a olho nu.

É o caso desta segunda-feira, quando a estação passará por Maringá das 19h43 até as 19h48. São poucos minutos que você poderá olhar para o céu e vê-la. É como uma estrela bem brilhante, mas em movimento.

Dicas para ver a Estação Espacial

Ícaro Meidem é apoiador do Grupo de Estudos Astronômicos de Iguaraçu (Geai), estudante de física da Universidade Federal de Itajubá, em Minas Gerais, e trabalha com Divulgação e Ensino de Astronomia no Laboratório Nacional de Astrofísica em Itajubá.

Em entrevista ao portal GMC Online, ele explicou que é preciso estar preparado para ver a passagem da estação. Ela é muito rápida, se movendo a 28800 Km/h a 400 km de altitude, de acordo com European Space Association (ESA).

O estudante diz que não é recomendável tentar ver a estação do Centro da cidade porque os prédios atrapalham e as luzes ofuscam. “É bom se preparar para ver uns cinco minutos antes do horário previsto. À noite dá para ver a olho nu, pois seus panéis solares refletem a luz do sol e com isso vemos uma estrela bem brilhante passando pelo céu”, orienta.

Na terça-feira, ela ficará visível das 20h29 até 20h32 e na quarta-feira das 19h38 até 19h41.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação