Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Em Maringá, jovem com autismo emociona plateia em juramento da OAB


Por Nailena Faian Publicado 02/04/2019 às 18h12 Atualizado 20/02/2023 às 22h22
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Antônio Augusto Ferreira Neto, de 24 anos, emocionou a todos durante seu discurso realizado na cerimônia em que recebeu o registro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Maringá, na última sexta-feira (29). Ele tem autismo, mas isso não o impediu de se formar em Direito em 2017 na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC) e passar no exame da OAB em janeiro deste ano.

“Quando fui convidar a professora Marice Taques Pereira para me entregar o certificado, ela falou sobre a oportunidade de discursar. Fui preparado, mas muito do que eu gostaria de mencionar e agradecer já havia sido dito no juramento, então improvisei. Me assustei com os aplausos”, disse ele.

Para a mãe Lilian Ferreira, o momento foi indescritível. “Não tem dor maior para uma mãe do que ver seu filho ser excluído. Passei 24 anos vendo ele ser excluído. Naquele dia eram mais de 400 pessoas do auditório, todos ficaram em pé e bateram palma. Todas as palmas que ele não recebeu na vida dele, recebeu naquele momento”, recorda.

No discurso, o jovem falou sobre sua trajetória e afirmou que seu objetivo agora é lutar pela inclusão e igualdade por meio de sua profissão. Hoje, dia 2 de abril, é Dia Mundial da Conscientização do Autismo, e a história de Ferreira Neto é exemplo de superação. 

A mãe dele conta que o diagnóstico do autismo veio tarde, somente quando ele tinha 19 anos.

“Desde que ele nasceu a gente achava que ele tinha algo. Mas quando era pequeno todos falavam que ele era hiperativo. Sempre foi acompanhado por médico, tomava remédio para hiperatividade, até que uma médica do SUS que passou a acompanhá-lo revelou que ele tinha autismo.”

Lilian lembra que o filho sempre teve dificuldade de se relacionar com as pessoas,  característica principal do autismo. No entanto, para estudar, ele sempre foi muito esperto. “Nunca reprovou ou ficou de recuperação. A capacidade dele absorver informação é grande. Só de ouvir ele já aprende, não precisa ficar pegando livro para estudar”, diz.

Dia de Conscientização do Autismo é lembrado na Câmara

A escritora Maria Eliana Palma, o adolescente Lucas Leandro de Lima e sua mãe Sheila de Lima participaram da sessão da Câmara de Maringá nesta terça-feira (2), em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. 

Maria Eliana falou sobre seu livro “A Corrente Azul”, baseado nas experiências vividas pelo seu filho e pelo seu neto, que têm o transtorno. “Cada um de nós temos nossas dificuldades e nosso potencial, que precisa ser desenvolvido. O autismo é apenas uma forma diferente de ser que precisa ser vista e respeitada.”

O adolescente Lucas Leandro foi homenageado com a entrega do título do Mérito Comunitário por ter sido o único maringaense premiado no Concurso de Desenhos “Lendas Folclóricas do Paraná”. Ele obteve o 22º lugar geral e se inscreveu sem mencionar que tinha o transtorno do espectro autista.

Semana de conscientização em Maringá

A “Semana de Conscientização do Autismo” está sendo realizada em Maringá desde essa segunda-feira (1º). Com programação até dia 7 de abril, a semana se propõe a debater a compreensão, respeito e aceitação da pessoa com autismo. Confira a programação completa

-02/04 (terça)
′Cinema azul′ com sessão exclusiva.

Palestra: Como é ter um irmão com Autismo
Palestrante: Rebeca Cabral
Local: Auditório Hélio Moreira
Horário: 19h30
Aberta ao público

Palestra: Legislação, Autismo e as Dificuldades
Palestrante: Augusto Ferreira Neto
Horário: 19h30
Local: Auditório Hélio Moreira
Aberta ao público

– 03/04 (quarta)

Palestra: Transtorno do Espectro Autista – Um olhar do Psiquiatra da Infância e Adolescência
Palestrante: Psiquiatra infantil Dra. Raquel Proença
Local: Faculdade Santa Maria da Glória
Público: Profissionais da saúde

– 04/04 (quinta)
Apresentação cultural das crianças
Local: Auditório Hélio Moreira
Horário: 19h30
Aberta ao público

– 07/04 (domingo)
Caminhada de Conscientização do Autismo
Local: saída em frente ao Parque do Ingá
Horário: 9 horas

Com assessoria de imprensa da Câmara e Prefeitura de Maringá

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação