Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Maior número de empregos pode ser preparação para vendas de fim de ano


Por CBN Maringá/Redação GMC Publicado 22/11/2018 às 11h27 Atualizado 19/02/2023 às 01h36
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Maringá gerou em outubro mais que o dobro das vagas de emprego abertas em setembro. Foram 1.095 empregos formais, contra as 501 oportunidades criadas no mês anterior. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged ) foram divulgados na tarde desta quarta-feira (21) pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Para o economista João Ricardo Tonin, o crescimento no número de empregos pode ser reflexo da preparação dos comerciantes para as vendas de fim de ano. “Provavelmente, o setor está se preparando para atender os clientes na época de Natal”, afirma.

O saldo maringaense também é positivo ao longo do ano, com 4.119 postos de trabalho. É o segundo melhor desempenho do Paraná na geração de empregos, atrás apenas de Curitiba, que de janeiro a outubro criou 16.702 vagas. No mês, Maringá fez 6.453 contratações e 5.358 demissões. O setor que mais contratou foi o de serviços, com 590 vagas geradas, seguido pelo comércio, com 397 e a indústria de transformação, com 134.

Segundo Tonin, o setor de serviços também cresceu em resposta à chegada do fim do ano. No entanto, a alta deve ser creditada principalmente ao crescimento do otimismo na economia. “Penso que alguns projetos que estavam engavetados estão sendo colocados em prática neste momento. A construção civil vinha sofrendo nos últimos anos. Com o crescimento das expectativas e do emprego, há maior incentivo para construção de novas unidades”, avalia o economista. No entanto, em outubro, a construção civil fechou o mês com saldo negativo de 24 vagas, conforme o Caged.

Geração de empregos em Maringá é cinco vezes maior que em Londrina

Comparando os dados da cidade maringaense com os de Londrina, a geração de empregos foi quase cinco vezes maior no mês passado. É que Maringá abriu 1.095 vagas, enquanto Londrina gerou 229. No acumulado de 2018, de janeiro a outubro, o saldo na geração de empregos da cidade londrinense é de 61 vagas e, de Maringá, passa de 4,1 mil. Com esses números, Maringá está na 19º posição no Brasil e na 2º posição no Paraná.

Já Curitiba gerou em outubro 2.215 vagas, sendo 842 somente no setor de serviços. No Paraná, o saldo de empregos é de 6.937 oportunidades e em todo o país foram criadas 57.733 vagas formais. É o quarto mês consecutivo que o Brasil registra saldo positivo na geração de empregos.

Com informações da repórter Carina Bernardino/CBN Maringá

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação