Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Pesquisadores ganham prêmio com a produção de leite humano em pó


Por Redação GMC Online Publicado 14/02/2020 às 19h22 Atualizado 24/02/2023 às 00h42
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Com a produção de leite humano em pó, a nutricionista Vanessa Javera, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos da Universidade Estadual de Maringá (UEM), junto com o seu orientador, o professor Vergílio Visentainer, foram os vencedores da 19ª edição do Prêmio Péter Murányi, focada no tema Alimentação.

O prêmio é de grande repercussão nacional na área de alimentos. A produção do leite em pó tem inúmeros benefícios e é uma alternativa de armazenamento e transporte para os Bancos de Leite Humano.

No desenvolvimento do leite em pó foram utilizadas as técnicas que preservam os nutrientes do leite. 

Benefícios

Considerando que o leite humano in natura é altamente perecível, a utilização do mesmo em sua forma em pó pode trazer vários benefícios.

Um deles seria a melhoria sobre o armazenamento e transporte, uma vez que o leite em humano em pó é muito mais resistente à contaminação microbiana e tem seu período de conservação altamente prolongado quando comparado à sua forma in natura.

Outro benefício é que possibilitaria o aumento da distribuição do material, uma vez que, em razão de sua maior durabilidade, o leite humano em pó pode ser distribuído para unidades bem distantes dos setores de coletas. Ou seja, permitira maior acesso ao material disponível.

Além disso, o uso em forma de pó traria a diminuição de gastos, tendo em vista que o processo de conservação do leito humano in natura, apesar de simples, é muito custoso, pois além de demandar significativa quantidade de consumo de energia elétrica e recursos humanos, muitas vezes o material armazenado acaba não sendo utilizado em razão da ocorrência de perecimento.

Reconhecimento

Para Vera Murányi Kiss, presidente da Fundação Péter Murányi, promotora do prêmio, o leite humano em pó pode ser uma opção clínica e social na manutenção e ampliação do aleitamento materno, que é muito importante para a saúde das crianças.

Na avaliação dela, o grande significado do trabalho vencedor do prêmio é que nada substitui o leite materno, não apenas em termos nutricionais, como também para o desenvolvimento do sistema imunológico. Isso, segundo Vera, em que pese serem “numerosos os bebês não amamentados pelas mães, por distintas razões, aos quais tem de ser ofertadas fórmulas infantis”.

O prêmio aos dois pesquisadores da UEM será entregue no dia 28 de abril, em São Paulo. Outras informações podem ser obtidas no site.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação